A Política Nacional de Proteção e Defesa Civil – PNPDEC, estabelecida pela Lei 12.608/2012, prevê que as ações de proteção e defesa civil sejam organizadas por medidas de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação. Essas medidas são ações integradas e contínuas. Configuram na gestão colaborativa para a redução dos riscos de desastres e definem a composição do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil – SINPDEC com diferentes órgãos públicos das três esferas governamentais – federal, estadual e municipal.
https://www.gov.br/mdr/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/protecao-e-defesa-civil-sedec/copy_of_guiapraticodesastres.pdf Acesso em: 16 mar. 2024.
Em relação aos sistemas de alerta na redução de risco de desastres, qual a alternativa que define o conceito de alerta de forma mais abrangente e precisa?
A) Um aviso sobre a iminência de um evento perigoso, geralmente emitido por autoridades governamentais.
B) Um conjunto de medidas para proteger a população e o meio ambiente dos efeitos de um desastre.
C) Um sistema de monitoramento e previsão de eventos perigosos, que visa à tomada de decisões para reduzir o risco de desastres.
D) Um sistema integrado que combina monitoramento, previsão, avaliação de riscos, comunicação e preparação, permitindo que diferentes atores tomem medidas oportunas para reduzir o risco de desastres antes de eventos perigosos.
E) Um tipo de alerta específico para um tipo específico de desastre, como alertas meteorológicos para chuvas intensas.