A Teoria dos Sistemas, influenciada por Nikolai Bernstein, um cientista russo que viveu em meados do século XX, defende a ideia de que o controle dos movimentos é integrado por vários sistemas que interagem de forma cooperativa na sua geração. Assim, o movimento não é somente determinado pelo output do sistema nervoso central (SNC), mas também sofre uma filtragem desses sinais nos componentes biomecânicos do corpo, sendo eles ossos, músculos e articulações. Sobre a Teoria dos Sistemas, assinale a alternativa correta.
Escolha uma opção:
a.
Um importante conceito na descrição do controle do movimento diante da perspectiva da Teoria dos Sistemas Estáticos é o papel da variabilidade dos movimentos na execução das ações motoras.
b.
De acordo com a Teoria dos Sistemas Dinâmicos, a avaliação e a intervenção devem focar somente nos acometimentos isolados de cada sistema, e não na integração entre os diversos sistemas entre si.
c.
Essa teoria dos sistemas foi enriquecida ao longo das décadas, e baseando-se nos conceitos da natureza das sinergias como dinâmica, flexível e adaptativa, tornou-se a “Teoria dos Sistemas Estáticos”.
d.
Por meio desta teoria, apresentou-se um importante conceito: de sinergias motoras, conceito aprimorado ao longo dos anos. As sinergias são grupos musculares relacionados em função, que agem conjuntamente como uma unidade funcional, que são ativadas pelos níveis mais inferiores do SN que, por sua vez, são ativados pelos níveis hierarquicamente mais altos do SN.
e.
O corpo é considerado como um sistema mecânico, por meio do qual o movimento emerge sob os mesmos graus de liberdade, sofrendo influências de forças externas, como da gravidade e da inércia.