Baixe o app do Guru IA
Android e iOS

Heloiza
Arena dos Desafios #4: Relembrando o que é frase, oração e p...
Arena dos Desafios #4: Relembrando o que é frase, oração e período
3ª série | Produção de Textos e Textualização | Nível: Avançado
A sua jornada neste bimestre
✅ #1 Comparação entre textos e movimentos literários
✅ #2 Resenhas críticas e literárias
✅ #3 Revisando os elementos da argumentação
📍 #4 Relembrando o que é frase, oração e período
🔲 #5 Fazendo as conexões em textos argumentativos
🔲 #6 Estrutura da dissertação-argumentativa: Introdução e Desenvolvimento
🔲 #7 Estrutura da dissertação-argumentativa: Desenvolvimento e Conclusão
🔲 #8 Retomada do bimestre
Aquecendo com... Realidade virtual!
Leia, a seguir, o editorial da revista "Época Negócios", que foi publicada em novembro de 2023, para responder às questões 1 e 2:
TEXTO 1
Editorial: Eu, robô
A inteligência artificial chegou aos escritórios e vai redefinir a maneira como você cria e age no trabalho
PS: missão para 2024 => encontrar um jeito de colocar gatinhos na capa da Época NEGÓCIOS. — Foto: Época NEGÓCIOS
É hora de dizer ‘olá’ à sua mais nova colega. A inteligência artificial chegou aos escritórios e vai redefinir a maneira como você cria e age no trabalho. Neste momento, há os entusiastas, animados com as novas oportunidades que se abrem. E também a turma dos pessimistas, preocupada com tudo que pode (e vai) dar errado.
Pegamos carona na discussão e resolvemos testar na prática como a IA pode trabalhar lado a lado com humanos numa redação. A missão: fazer a capa desta edição. Usando exatamente o mesmo prompt, pautamos um designer profissional, o talentoso Marcelo Calenda, e os sistemas de IA generativa MidJourney e Leonardo.AI. A ideia era chegar a uma imagem que ilustrasse o relacionamento, ainda carregado de desconfiança, entre humanos e máquinas no mercado de trabalho. O resultado foi um show. A IA ofereceu inúmeras opções com enorme rapidez. Teve até sugestão com gatinhos (alguém explica?!). A grande maioria das alternativas, no entanto, conseguiu transmitir a mensagem esperada. Algumas indo além na profundidade da análise do prompt. Você pode conferir as ilustras na matéria sobre Futuro do Trabalho desta edição.
Para a capa, resolvemos ficar bem com as máquinas e os humanos (uma outra maneira de dizer que achamos difícil demais tomar uma decisão). A edição enviada para os assinantes vai com a ilustração criada com uso de inteligência artificial. Nas bancas, teremos a feita pelo Calenda. De qual você gosta mais? Conta para mim!
A conclusão a que chegamos? Gostamos da nossa nova colega de trabalho. A IA respeita prazos, é rápida, não precisa de muita atenção e é bastante produtiva. Mas… ela não substitui os humanos. É abastecida e inspirada por uma infinidade de referências feitas por artistas e designers. E, sem um prompt bem escrito, comete erros crassos. Bem, às vezes, até com um prompt bem escrito. A dobradinha humano/máquina, essa sim, é poderosa. Vivemos apenas o começo dessa jornada. Existem riscos por esse caminho. São inúmeras as implicações éticas do uso da inteligência artificial. Mal começamos a explorá-las. Mas é inegável que os ganhos potenciais são enormes. Cabe a nós cuidar para que as linhas de código sejam escritas refletindo o que há de melhor na humanidade, e não de pior.
Fonte: https://epocanegocios.globo.com/futuro-do-trabalho/noticia/2023/11/editorial-eu-robo.ghtml
Obrigatória
Nota:
0.5
Considerando as particularidades do gênero editorial, que intenção argumentativa se destaca no texto 1? Escolha, a seguir, a opção que identifica essa intenção corretamente.
A) A autora do texto busca convencer os leitores de que a IA é mais rápida e criativa que os seres humanos.
B) Ao tratar dos prós e contras da IA, fica claro que o editorial evita se posicionar explicitamente, preferindo a neutralidade.
C) O editorial da revista é sutil em exaltar o trabalho humano em relação ao da IA, mostrando que o trabalho do designer é superior.
D) Embora reconheça as vantagens da IA, o editorial deseja provar que, como a máquina comete muitos erros, trata-se de uma moda transitória.
E) Ao problematizar o assunto, a autora quer mostrar que a união entre humanos e IA pode ser produtiva, embora haja muitas questões envolvidas.
Obrigatória
Nota:
0.5
A estratégia adotada pelo texto 1 de apresentar duas opções de capas para a edição, uma produzida por um designer profissional e outra pela IA, constitui um tipo de argumento próprio do gênero editorial. Analise as opções a seguir e escolha aquela que apresenta esse tipo de argumento.
A) Argumento de provas.
B) Argumento de autoridade.
C) Argumento de exemplificação.
D) Argumento de princípio pessoal.
E) Argumento de causa e consequência.
Hora de praticar!
📝 A frase é uma unidade mínima de expressão, podendo ser verbal ou nominal, enquanto a oração é uma unidade que contém sujeito e predicado ou apenas predicado. Já o período é composto por uma ou mais orações que expressam ideias completas. Utilizar frases concisas ajuda na fluidez do texto, enquanto orações bem estruturadas permitem desenvolver argumentos de forma coerente.
Nas atividades anteriores, foi trabalhado o gênero argumentativo editorial, que se caracteriza por expressar a opinião de um veículo informativo sobre um tema que esteja em discussão social no momento da publicação. A partir de agora, continuaremos estudando textos opinativos a fim de analisar a construção de frases, orações e períodos como parte da ideia a ser transmitida. Para responder às questões de 3 a 6, assista, então, a uma entrevista com um especialista em cibersegurança, que analisa o apagão cibernético que afetou todo o mundo em julho de 2024.
VÍDEO 1
Obrigatória
Nota:
1
Considere o seguinte raciocínio:
Uma vez que frase nominal é um enunciado com sentido completo que não possui verbos, como "Que frio!" e "Nova alta do dólar", a frase "Falha cibernética afetou voos, bancos e serviços" é um exemplo de frase nominal.
A afirmação anterior é...
A) correta.
B) parcialmente correta.
C) incorreta.
Obrigatória
Nota:
1
Sabendo que locuções verbais são encontros de dois verbos que se combinam em uma única ação, analise os enunciados a seguir, adaptados do vídeo 1, e identifique aqueles que possuem locuções verbais que possuem uma característica em comum.
A) "Então qualquer condição de mudança sistêmica não devidamente avaliada pode gerar catástrofes."
B) "O que aconteceu hoje pode vir a se desenrolar no futuro caso não se tomem providências preventivas."
C) "A gente tem que levar em consideração que, em algum momento, nós devíamos já esperar algo nesse sentido."
D) "Já que nós vivemos em sistemas interconectados, um incidente cibernético pode tirar sistemas fora do ar."
E) "Nós devemos também nos preocupar em relação ao futuro, em relação a outros demais sistemas que dependem absurdamente da tecnologia."
Obrigatória
Nota:
1
Releia a seguinte declaração do especialista em cibersegurança entrevistado pela CNN no vídeo 1:
"Nós devemos tomar muito cuidado em outras situações no futuro, onde essa condição [ela] pode vir a se agravar."
Com base nesse enunciado, ordene corretamente as palavras para preencher as lacunas do parágrafo a seguir.
Em gêneros __________, como a entrevista, é comum que o enunciador elabore seus __________ à medida que fala, de maneira que ocorrem algumas __________ não observadas em gêneros escritos. Na declaração destacada, uma dessas repetições pode ser identificada quando o especialista em cibersegurança retoma a palavra "condição" com o __________ "ela", para enfatizar sua posição aos ouvintes. Além disso, o __________ de lugar "onde" é utilizado de maneira comum na modalidade oral, embora seja um advérbio de lugar.
Resposta
Obrigatória
Nota:
1
Leia atentamente o seguinte enunciado, produzido a partir das informações fornecidas no vídeo 1:
"Embora o apagão atual envolva o sistema operacional Microsoft e a solução Cloud Strike, nós devemos também nos preocupar em relação aos demais sistemas que dependem absurdamente da tecnologia, já que nós falamos de um mundo que vive interconectado."
Neste enunciado, é possível identificar...
A) uma única frase, formando um período simples.
B) várias orações, formando um período composto.
C) diversas frases, formando um período composto.
D) somente uma oração, formando um período simples.
E) diversas frases nominais, formando um período composto.
Vamos revisar esse conteúdo antes de ir para as próximas questões?
Leia, a seguir, outro gênero argumentativo, o artigo de opinião, para responder às questões de 7 a 9. Trata-se de um texto publicado no jornal "CNN Brasil", em 2023, que busca analisar os possíveis benefícios e malefícios proporcionados pelo uso da inteligência artificial.
TEXTO 2
Inteligência Artificial: entre o bem e o mal
Reprodução/CNN Brasil.
A nossa história se confunde com o surgimento de novas tecnologias. Da descoberta do fogo à internet, muitas pessoas ficam receosas com cada avanço do desconhecido até entenderem a melhor forma de utilizar a tal inovação. O avanço da Inteligência Artificial (IA) pode ser a grande inovação da nossa era, assim como foi a eletricidade em outros tempos, mudando nossos hábitos, trabalho, relacionamentos e empresas.
O que mais chama a atenção nessa tecnologia é a sua rapidez de evolução e melhorias sem necessariamente haver uma intervenção humana. No português claro e inclusivo, a IA é um sistema que aprende a partir dos dados recebidos. Se você não costuma consumir carne, por exemplo, a IA não deve lhe apresentar opções de churrascaria.
É essa capacidade de aprendizado automatizado que faz com que a IA se desenvolva aceleradamente. Estamos diante de uma tecnologia duplamente desconhecida da maioria das pessoas. E se, por um lado, não sabemos como ela funciona, por outro, não sabemos qual o seu limite.
Em vista disso, diversos líderes globais de empresas de tecnologia já compartilharam as suas preocupações sobre o assunto. E isso acontece em um momento raro na nossa história em que vários criadores dessas tecnologias estão criticando os avanços de suas criaturas. O mais recente movimento nesse sentido reuniu 350 executivos – entre eles o CEO da OpenAI, criadora do ChatGPT – para manifestar as suas preocupações sobre o avanço da IA no mundo. "Mitigar o risco de extinção pela IA deve ser uma prioridade global ao lado de outros riscos em escala social ampla, como pandemias e guerra nuclear", afirmou a carta do grupo.
Por outro lado, o Brasil está entre os quatro países que mais confiam em sistemas de IA, de acordo com o estudo "Trust in Artificial Intelligence", da KPMG. Mas antes de qualquer conclusão sobre o que fazer, é preciso entender como essa nova tecnologia está sendo utilizada em algumas empresas.
A capacidade de realizar tarefas e processos repetitivos pode ser considerada a primeira manifestação da IA que impactou o mercado. Isso porque os seus mecanismos são capazes de indicar ao consumidor produtos e serviços que se encaixam com determinado perfil, além de melhorar o atendimento, como no caso dos chatbots, reduzindo o tempo de espera e melhorando a eficiência do relacionamento.
Já nos serviços financeiros, a IA pode ser utilizada para analisar dados de transações identificando possíveis fraudes ou antecipando produtos financeiros de acordo com o histórico de cada pessoa. Além disso, a tecnologia automatiza processos de empréstimo e crédito, tornando a decisão da instituição financeira mais rápida ao mesmo tempo em que identifica possíveis riscos de não pagamento.
Outro setor com relevantes impactos é da saúde. A tecnologia tem grande habilidade em aperfeiçoar diagnósticos e até antecipar tratamentos. Com muitos dados de saúde de diferentes pacientes, o sistema pode fazer correlações e identificar padrões de alguma doença de maneira mais rápida e assertiva. Um banco de dados de radiografias, por exemplo, pode antecipar um tratamento pelo reconhecimento de mudanças mínimas entre diferentes imagens.
[...]
Entre o bem e o mal
Assim como toda tecnologia, a IA precisa de pessoas que utilizam a ferramenta com responsabilidade, sob pena de transferirmos à inovação os nossos piores defeitos, como preconceitos, ódios, maus comportamentos e divisões sociais.
Precisamos de uma regulação que garanta transparência e fiscalização sem necessariamente impedir o inevitável – sua aplicação e aperfeiçoamento –, já que estamos em um mundo com cada vez mais acesso a conhecimento e informação online.
Para que isso funcione em uma economia cada vez mais global em serviços digitais, precisamos rapidamente de um esforço internacional que caminhe de maneira coordenada entre os países. Caso contrário, teremos ainda mais desigualdades sociais e econômicas entre as nações, derivadas do acesso às novas tecnologias.
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/forum-opiniao/inteligencia-artificial-entre-o-bem-e-o-mal/
Obrigatória
Nota:
1
Ordene os seguintes períodos do texto 2 de acordo com esta sequência:
-
Exemplo de frase nominal.
-
Período composto que apresenta um impacto positivo da IA na economia.
-
Período composto que mostra um impacto positivo da IA para a sociedade.
-
Período simples iniciado por um operador argumentativo com função disjuntiva.
-
Período composto que explica o quão perigosa a IA pode ser para a humanidade.
Ordene as frases abaixo:
Obrigatória
Nota:
1
Releia o seguinte fragmento do texto 2 e analise as respectivas considerações:
"O que mais chama a atenção nessa tecnologia é a sua rapidez de evolução e melhorias sem necessariamente haver uma intervenção humana. No português claro e inclusivo, a IA é um sistema que aprende a partir dos dados recebidos."
-
No fragmento, são identificados dois períodos compostos: o primeiro formado por três orações e o segundo, por duas orações.
-
Se o primeiro período for reescrito como "O maior destaque dessa tecnologia é a sua rapidez de evolução e melhorias sem a obrigatoriedade de uma intervenção humana.", torna-se um período simples.
-
Caso o segundo período seja reformulado para "No português claro e inclusivo, a IA é um sistema que costuma aprender a partir dos dados recebidos.", ele passa a ter três orações.
Que alternativa apresenta a sequência correta em relação às afirmações realizadas?
A) F – V – V.
B) V – F – F.
C) F – F – V.
D) F – V – F.
E) V – V – F.
Obrigatória
Nota:
1
Leve em consideração tanto o vídeo 1 quanto o texto 2 para determinar quais dos comentários propostos estão certos e quais estão errados.
A) A predominância de períodos compostos, no artigo de opinião, é uma característica exclusiva de textos argumentativos.
Certo
Errado
B) Tanto no artigo de opinião quanto no vídeo predomina o uso da primeira pessoa do singular.
Certo
Errado
C) O especialista em cibersegurança e o autor do artigo de opinião convergem ao mostrar aspectos negativos do uso massivo de tecnologia na sociedade.
Certo
Errado
D) Apenas o especialista em cibersegurança do vídeo alerta para os impactos futuros que a tecnologia poderá gerar no mundo, visto que o autor do artigo de opinião trata apenas dos impactos imediatos.
Certo
Errado
E) A estratégia utilizada pelo autor do artigo de opinião em relação à contraposição de aspectos positivos e negativos da IA é desenvolvida com o auxílio de conectores como "por outro lado" e "caso contrário".
Certo
Errado
⚡ Missão final
A questão bônus é mais desafiadora e vale 2 pontos
Obrigatória
Nota:
2
(AFA 2024)
Entrevista com o robô
Por Joca Reiners Terron
Escritor e poeta. Autor, entre outros, de "O riso dos Ratos" e "A morte e o Meteoro"
[resumo] O ChatGPT, capaz de responder a perguntas e produzir textos, levanta um amplo debate sobre os limites da criação artística por humanos e máquinas. Escritor dialoga com a ferramenta de inteligência artificial sobre temas como o conceito de originalidade na ficção e o valor de uma obra literária. Além de questionar a noção de autoria e refletir sobre seu próprio futuro, o ChatGPT é desafiado a emular o estilo de autores como James Joyce, Shakespeare e Rimbaud.
[...]
Partes deste artigo, e não somente o diálogo a seguir, foram escritas com o auxílio da inteligência artificial e editadas (1)a fim de diminuir sua tendência à redundância.
Você pode desenvolver um pensamento original? É possível abordar o conceito neste ambiente artificial? A ideia de originalidade ainda se mantém aqui? Como uma inteligência artificial, não tenho desejos pessoais ou experiências subjetivas da mesma forma que um ser humano. Minhas respostas são baseadas nas informações e instruções que recebi, e não tenho a capacidade de gerar pensamentos ou ideias originais. Em vez disso, minha função principal é fornecer dados precisos e confiáveis e ajudar os usuários a gerar seus próprios pensamentos e ideias.
Em relação ao conceito de originalidade, é importante reconhecer que as ideias e os pensamentos gerados por uma inteligência artificial sempre serão influenciados pelos dados e algoritmos com os quais ela foi treinada e, portanto, podem não ser "originais" no mesmo sentido que um pensamento gerado pelo homem.
Contudo, é possível que uma inteligência artificial produza novos lampejos ou conexões que podem não ter sido óbvias para um humano e, (2)nesse sentido, é possível considerar as ideias geradas por uma IA como originais dentro do contexto de sua programação e recursos próprios.
[...]
"Autor humano" será uma expressão comum em um futuro breve? A utilização da inteligência artificial para escrever textos, incluindo ficção, tem aumentado, mas ainda é um campo em desenvolvimento. (3)Enquanto alguns autores e editores estão explorando possibilidades de trabalhar com modelos de linguagem como o ChatGPT, a maioria das obras publicadas ainda são escritas por autores humanos.
No futuro, é possível que vejamos mais obras coescritas ou completamente escritas por IA, mas ainda é cedo para prever como isso afetará a indústria editorial e a forma como os textos são criados. (4)Ainda assim, é importante mencionar que a IA não é capaz de substituir a criatividade humana e a capacidade de contar histórias.
(Folha de S. Paulo. Caderno “Ilustríssima”. 29/01/2023, p. 4-5)
Os elementos de coesão são palavras ou expressões que servem para estabelecer elos, para criar relações entre os segmentos do discurso. Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta uma análise INCORRETA.
A) O conectivo "a fim de" (ref. 1) expressa a finalidade do que se afirmou na oração que o antecedeu.
B) ) A expressão "nesse sentido" (ref. 2) é um elemento anafórico que retoma a ideia anteriormente expressa em relação à originalidade das ideias de IA.
C) O uso do vocábulo "enquanto" (ref. 3) estabelece uma circunstância em relação ao fato registrado anteriormente. Nesse sentido, justifica o uso da única vírgula no período.
D) "Ainda" (ref. 4) é um conectivo que introduz uma adição à argumentação que estava sendo desenvolvida anteriormente e pode ser substituído pelo "porquanto" sem prejuízo semântico.
Arena dos Desafios #4: Relembrando o que é frase, oração e período
3ª série | Produção de Textos e Textualização | Nível: Avançado
A sua jornada neste bimestre
✅ #1 Comparação entre textos e movimentos literários
✅ #2 Resenhas críticas e literárias
✅ #3 Revisando os elementos da argumentação
📍 #4 Relembrando o que é frase, oração e período
🔲 #5 Fazendo as conexões em textos argumentativos
🔲 #6 Estrutura da dissertação-argumentativa: Introdução e Desenvolvimento
🔲 #7 Estrutura da dissertação-argumentativa: Desenvolvimento e Conclusão
🔲 #8 Retomada do bimestre
Aquecendo com... Realidade virtual!
Leia, a seguir, o editorial da revista "Época Negócios", que foi publicada em novembro de 2023, para responder às questões 1 e 2:
TEXTO 1
Editorial: Eu, robô
A inteligência artificial chegou aos escritórios e vai redefinir a maneira como você cria e age no trabalho
PS: missão para 2024 => encontrar um jeito de colocar gatinhos na capa da Época NEGÓCIOS. — Foto: Época NEGÓCIOS
É hora de dizer ‘olá’ à sua mais nova colega. A inteligência artificial chegou aos escritórios e vai redefinir a maneira como você cria e age no trabalho. Neste momento, há os entusiastas, animados com as novas oportunidades que se abrem. E também a turma dos pessimistas, preocupada com tudo que pode (e vai) dar errado.
Pegamos carona na discussão e resolvemos testar na prática como a IA pode trabalhar lado a lado com humanos numa redação. A missão: fazer a capa desta edição. Usando exatamente o mesmo prompt, pautamos um designer profissional, o talentoso Marcelo Calenda, e os sistemas de IA generativa MidJourney e Leonardo.AI. A ideia era chegar a uma imagem que ilustrasse o relacionamento, ainda carregado de desconfiança, entre humanos e máquinas no mercado de trabalho. O resultado foi um show. A IA ofereceu inúmeras opções com enorme rapidez. Teve até sugestão com gatinhos (alguém explica?!). A grande maioria das alternativas, no entanto, conseguiu transmitir a mensagem esperada. Algumas indo além na profundidade da análise do prompt. Você pode conferir as ilustras na matéria sobre Futuro do Trabalho desta edição.
Para a capa, resolvemos ficar bem com as máquinas e os humanos (uma outra maneira de dizer que achamos difícil demais tomar uma decisão). A edição enviada para os assinantes vai com a ilustração criada com uso de inteligência artificial. Nas bancas, teremos a feita pelo Calenda. De qual você gosta mais? Conta para mim!
A conclusão a que chegamos? Gostamos da nossa nova colega de trabalho. A IA respeita prazos, é rápida, não precisa de muita atenção e é bastante produtiva. Mas… ela não substitui os humanos. É abastecida e inspirada por uma infinidade de referências feitas por artistas e designers. E, sem um prompt bem escrito, comete erros crassos. Bem, às vezes, até com um prompt bem escrito. A dobradinha humano/máquina, essa sim, é poderosa. Vivemos apenas o começo dessa jornada. Existem riscos por esse caminho. São inúmeras as implicações éticas do uso da inteligência artificial. Mal começamos a explorá-las. Mas é inegável que os ganhos potenciais são enormes. Cabe a nós cuidar para que as linhas de código sejam escritas refletindo o que há de melhor na humanidade, e não de pior.
Fonte: https://epocanegocios.globo.com/futuro-do-trabalho/noticia/2023/11/editorial-eu-robo.ghtml
Obrigatória
Nota: 0.5 Considerando as particularidades do gênero editorial, que intenção argumentativa se destaca no texto 1? Escolha, a seguir, a opção que identifica essa intenção corretamente.
A) A autora do texto busca convencer os leitores de que a IA é mais rápida e criativa que os seres humanos. B) Ao tratar dos prós e contras da IA, fica claro que o editorial evita se posicionar explicitamente, preferindo a neutralidade. C) O editorial da revista é sutil em exaltar o trabalho humano em relação ao da IA, mostrando que o trabalho do designer é superior. D) Embora reconheça as vantagens da IA, o editorial deseja provar que, como a máquina comete muitos erros, trata-se de uma moda transitória. E) Ao problematizar o assunto, a autora quer mostrar que a união entre humanos e IA pode ser produtiva, embora haja muitas questões envolvidas. Obrigatória
Nota: 0.5 A estratégia adotada pelo texto 1 de apresentar duas opções de capas para a edição, uma produzida por um designer profissional e outra pela IA, constitui um tipo de argumento próprio do gênero editorial. Analise as opções a seguir e escolha aquela que apresenta esse tipo de argumento.
A) Argumento de provas. B) Argumento de autoridade. C) Argumento de exemplificação. D) Argumento de princípio pessoal. E) Argumento de causa e consequência. Hora de praticar! 📝 A frase é uma unidade mínima de expressão, podendo ser verbal ou nominal, enquanto a oração é uma unidade que contém sujeito e predicado ou apenas predicado. Já o período é composto por uma ou mais orações que expressam ideias completas. Utilizar frases concisas ajuda na fluidez do texto, enquanto orações bem estruturadas permitem desenvolver argumentos de forma coerente.
Nas atividades anteriores, foi trabalhado o gênero argumentativo editorial, que se caracteriza por expressar a opinião de um veículo informativo sobre um tema que esteja em discussão social no momento da publicação. A partir de agora, continuaremos estudando textos opinativos a fim de analisar a construção de frases, orações e períodos como parte da ideia a ser transmitida. Para responder às questões de 3 a 6, assista, então, a uma entrevista com um especialista em cibersegurança, que analisa o apagão cibernético que afetou todo o mundo em julho de 2024.
VÍDEO 1
Obrigatória
Nota: 1 Considere o seguinte raciocínio:
Uma vez que frase nominal é um enunciado com sentido completo que não possui verbos, como "Que frio!" e "Nova alta do dólar", a frase "Falha cibernética afetou voos, bancos e serviços" é um exemplo de frase nominal.
A afirmação anterior é...
A) correta. B) parcialmente correta. C) incorreta. Obrigatória
Nota: 1 Sabendo que locuções verbais são encontros de dois verbos que se combinam em uma única ação, analise os enunciados a seguir, adaptados do vídeo 1, e identifique aqueles que possuem locuções verbais que possuem uma característica em comum.
A) "Então qualquer condição de mudança sistêmica não devidamente avaliada pode gerar catástrofes." B) "O que aconteceu hoje pode vir a se desenrolar no futuro caso não se tomem providências preventivas." C) "A gente tem que levar em consideração que, em algum momento, nós devíamos já esperar algo nesse sentido." D) "Já que nós vivemos em sistemas interconectados, um incidente cibernético pode tirar sistemas fora do ar." E) "Nós devemos também nos preocupar em relação ao futuro, em relação a outros demais sistemas que dependem absurdamente da tecnologia." Obrigatória
Nota: 1 Releia a seguinte declaração do especialista em cibersegurança entrevistado pela CNN no vídeo 1:
"Nós devemos tomar muito cuidado em outras situações no futuro, onde essa condição [ela] pode vir a se agravar."
Com base nesse enunciado, ordene corretamente as palavras para preencher as lacunas do parágrafo a seguir.
Em gêneros __________, como a entrevista, é comum que o enunciador elabore seus __________ à medida que fala, de maneira que ocorrem algumas __________ não observadas em gêneros escritos. Na declaração destacada, uma dessas repetições pode ser identificada quando o especialista em cibersegurança retoma a palavra "condição" com o __________ "ela", para enfatizar sua posição aos ouvintes. Além disso, o __________ de lugar "onde" é utilizado de maneira comum na modalidade oral, embora seja um advérbio de lugar.
Resposta Obrigatória
Nota: 1 Leia atentamente o seguinte enunciado, produzido a partir das informações fornecidas no vídeo 1:
"Embora o apagão atual envolva o sistema operacional Microsoft e a solução Cloud Strike, nós devemos também nos preocupar em relação aos demais sistemas que dependem absurdamente da tecnologia, já que nós falamos de um mundo que vive interconectado."
Neste enunciado, é possível identificar...
A) uma única frase, formando um período simples. B) várias orações, formando um período composto. C) diversas frases, formando um período composto. D) somente uma oração, formando um período simples. E) diversas frases nominais, formando um período composto. Vamos revisar esse conteúdo antes de ir para as próximas questões?
Leia, a seguir, outro gênero argumentativo, o artigo de opinião, para responder às questões de 7 a 9. Trata-se de um texto publicado no jornal "CNN Brasil", em 2023, que busca analisar os possíveis benefícios e malefícios proporcionados pelo uso da inteligência artificial.
TEXTO 2
Inteligência Artificial: entre o bem e o mal
Reprodução/CNN Brasil.
A nossa história se confunde com o surgimento de novas tecnologias. Da descoberta do fogo à internet, muitas pessoas ficam receosas com cada avanço do desconhecido até entenderem a melhor forma de utilizar a tal inovação. O avanço da Inteligência Artificial (IA) pode ser a grande inovação da nossa era, assim como foi a eletricidade em outros tempos, mudando nossos hábitos, trabalho, relacionamentos e empresas.
O que mais chama a atenção nessa tecnologia é a sua rapidez de evolução e melhorias sem necessariamente haver uma intervenção humana. No português claro e inclusivo, a IA é um sistema que aprende a partir dos dados recebidos. Se você não costuma consumir carne, por exemplo, a IA não deve lhe apresentar opções de churrascaria.
É essa capacidade de aprendizado automatizado que faz com que a IA se desenvolva aceleradamente. Estamos diante de uma tecnologia duplamente desconhecida da maioria das pessoas. E se, por um lado, não sabemos como ela funciona, por outro, não sabemos qual o seu limite.
Em vista disso, diversos líderes globais de empresas de tecnologia já compartilharam as suas preocupações sobre o assunto. E isso acontece em um momento raro na nossa história em que vários criadores dessas tecnologias estão criticando os avanços de suas criaturas. O mais recente movimento nesse sentido reuniu 350 executivos – entre eles o CEO da OpenAI, criadora do ChatGPT – para manifestar as suas preocupações sobre o avanço da IA no mundo. "Mitigar o risco de extinção pela IA deve ser uma prioridade global ao lado de outros riscos em escala social ampla, como pandemias e guerra nuclear", afirmou a carta do grupo.
Por outro lado, o Brasil está entre os quatro países que mais confiam em sistemas de IA, de acordo com o estudo "Trust in Artificial Intelligence", da KPMG. Mas antes de qualquer conclusão sobre o que fazer, é preciso entender como essa nova tecnologia está sendo utilizada em algumas empresas.
A capacidade de realizar tarefas e processos repetitivos pode ser considerada a primeira manifestação da IA que impactou o mercado. Isso porque os seus mecanismos são capazes de indicar ao consumidor produtos e serviços que se encaixam com determinado perfil, além de melhorar o atendimento, como no caso dos chatbots, reduzindo o tempo de espera e melhorando a eficiência do relacionamento.
Já nos serviços financeiros, a IA pode ser utilizada para analisar dados de transações identificando possíveis fraudes ou antecipando produtos financeiros de acordo com o histórico de cada pessoa. Além disso, a tecnologia automatiza processos de empréstimo e crédito, tornando a decisão da instituição financeira mais rápida ao mesmo tempo em que identifica possíveis riscos de não pagamento.
Outro setor com relevantes impactos é da saúde. A tecnologia tem grande habilidade em aperfeiçoar diagnósticos e até antecipar tratamentos. Com muitos dados de saúde de diferentes pacientes, o sistema pode fazer correlações e identificar padrões de alguma doença de maneira mais rápida e assertiva. Um banco de dados de radiografias, por exemplo, pode antecipar um tratamento pelo reconhecimento de mudanças mínimas entre diferentes imagens.
[...]
Entre o bem e o mal
Assim como toda tecnologia, a IA precisa de pessoas que utilizam a ferramenta com responsabilidade, sob pena de transferirmos à inovação os nossos piores defeitos, como preconceitos, ódios, maus comportamentos e divisões sociais.
Precisamos de uma regulação que garanta transparência e fiscalização sem necessariamente impedir o inevitável – sua aplicação e aperfeiçoamento –, já que estamos em um mundo com cada vez mais acesso a conhecimento e informação online.
Para que isso funcione em uma economia cada vez mais global em serviços digitais, precisamos rapidamente de um esforço internacional que caminhe de maneira coordenada entre os países. Caso contrário, teremos ainda mais desigualdades sociais e econômicas entre as nações, derivadas do acesso às novas tecnologias.
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/forum-opiniao/inteligencia-artificial-entre-o-bem-e-o-mal/
Obrigatória
Nota: 1 Ordene os seguintes períodos do texto 2 de acordo com esta sequência:
-
Exemplo de frase nominal.
-
Período composto que apresenta um impacto positivo da IA na economia.
-
Período composto que mostra um impacto positivo da IA para a sociedade.
-
Período simples iniciado por um operador argumentativo com função disjuntiva.
-
Período composto que explica o quão perigosa a IA pode ser para a humanidade.
Ordene as frases abaixo: Obrigatória
Nota: 1 Releia o seguinte fragmento do texto 2 e analise as respectivas considerações:
"O que mais chama a atenção nessa tecnologia é a sua rapidez de evolução e melhorias sem necessariamente haver uma intervenção humana. No português claro e inclusivo, a IA é um sistema que aprende a partir dos dados recebidos."
-
No fragmento, são identificados dois períodos compostos: o primeiro formado por três orações e o segundo, por duas orações.
-
Se o primeiro período for reescrito como "O maior destaque dessa tecnologia é a sua rapidez de evolução e melhorias sem a obrigatoriedade de uma intervenção humana.", torna-se um período simples.
-
Caso o segundo período seja reformulado para "No português claro e inclusivo, a IA é um sistema que costuma aprender a partir dos dados recebidos.", ele passa a ter três orações.
Que alternativa apresenta a sequência correta em relação às afirmações realizadas?
A) F – V – V. B) V – F – F. C) F – F – V. D) F – V – F. E) V – V – F. Obrigatória
Nota: 1 Leve em consideração tanto o vídeo 1 quanto o texto 2 para determinar quais dos comentários propostos estão certos e quais estão errados.
A) A predominância de períodos compostos, no artigo de opinião, é uma característica exclusiva de textos argumentativos.
Certo Errado B) Tanto no artigo de opinião quanto no vídeo predomina o uso da primeira pessoa do singular.
Certo Errado C) O especialista em cibersegurança e o autor do artigo de opinião convergem ao mostrar aspectos negativos do uso massivo de tecnologia na sociedade.
Certo Errado D) Apenas o especialista em cibersegurança do vídeo alerta para os impactos futuros que a tecnologia poderá gerar no mundo, visto que o autor do artigo de opinião trata apenas dos impactos imediatos.
Certo Errado E) A estratégia utilizada pelo autor do artigo de opinião em relação à contraposição de aspectos positivos e negativos da IA é desenvolvida com o auxílio de conectores como "por outro lado" e "caso contrário".
Certo Errado ⚡ Missão final A questão bônus é mais desafiadora e vale 2 pontos
Obrigatória
Nota: 2 (AFA 2024)
Entrevista com o robô
Por Joca Reiners Terron
Escritor e poeta. Autor, entre outros, de "O riso dos Ratos" e "A morte e o Meteoro"
[resumo] O ChatGPT, capaz de responder a perguntas e produzir textos, levanta um amplo debate sobre os limites da criação artística por humanos e máquinas. Escritor dialoga com a ferramenta de inteligência artificial sobre temas como o conceito de originalidade na ficção e o valor de uma obra literária. Além de questionar a noção de autoria e refletir sobre seu próprio futuro, o ChatGPT é desafiado a emular o estilo de autores como James Joyce, Shakespeare e Rimbaud.
[...]
Partes deste artigo, e não somente o diálogo a seguir, foram escritas com o auxílio da inteligência artificial e editadas (1)a fim de diminuir sua tendência à redundância.
Você pode desenvolver um pensamento original? É possível abordar o conceito neste ambiente artificial? A ideia de originalidade ainda se mantém aqui? Como uma inteligência artificial, não tenho desejos pessoais ou experiências subjetivas da mesma forma que um ser humano. Minhas respostas são baseadas nas informações e instruções que recebi, e não tenho a capacidade de gerar pensamentos ou ideias originais. Em vez disso, minha função principal é fornecer dados precisos e confiáveis e ajudar os usuários a gerar seus próprios pensamentos e ideias.
Em relação ao conceito de originalidade, é importante reconhecer que as ideias e os pensamentos gerados por uma inteligência artificial sempre serão influenciados pelos dados e algoritmos com os quais ela foi treinada e, portanto, podem não ser "originais" no mesmo sentido que um pensamento gerado pelo homem.
Contudo, é possível que uma inteligência artificial produza novos lampejos ou conexões que podem não ter sido óbvias para um humano e, (2)nesse sentido, é possível considerar as ideias geradas por uma IA como originais dentro do contexto de sua programação e recursos próprios.
[...]
"Autor humano" será uma expressão comum em um futuro breve? A utilização da inteligência artificial para escrever textos, incluindo ficção, tem aumentado, mas ainda é um campo em desenvolvimento. (3)Enquanto alguns autores e editores estão explorando possibilidades de trabalhar com modelos de linguagem como o ChatGPT, a maioria das obras publicadas ainda são escritas por autores humanos.
No futuro, é possível que vejamos mais obras coescritas ou completamente escritas por IA, mas ainda é cedo para prever como isso afetará a indústria editorial e a forma como os textos são criados. (4)Ainda assim, é importante mencionar que a IA não é capaz de substituir a criatividade humana e a capacidade de contar histórias.
(Folha de S. Paulo. Caderno “Ilustríssima”. 29/01/2023, p. 4-5)
Os elementos de coesão são palavras ou expressões que servem para estabelecer elos, para criar relações entre os segmentos do discurso. Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta uma análise INCORRETA.
A) O conectivo "a fim de" (ref. 1) expressa a finalidade do que se afirmou na oração que o antecedeu. B) ) A expressão "nesse sentido" (ref. 2) é um elemento anafórico que retoma a ideia anteriormente expressa em relação à originalidade das ideias de IA. C) O uso do vocábulo "enquanto" (ref. 3) estabelece uma circunstância em relação ao fato registrado anteriormente. Nesse sentido, justifica o uso da única vírgula no período. D) "Ainda" (ref. 4) é um conectivo que introduz uma adição à argumentação que estava sendo desenvolvida anteriormente e pode ser substituído pelo "porquanto" sem prejuízo semântico.