Conforme o processo de letramento passou a ocupar uma posição proeminente na formação dos educandos, rivalizando e, com o decorrer do tempo, mesclando-se com as características e com os propósitos do processo de alfabetização, evidenciou-se que a linguagem/língua é usada com intenções específicas e adotam a forma de “tipos relativamente estáveis de enunciados” (Bakhtin, 2011, p. 14).
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
Considerando o trecho apresentado, assinale a alternativa que contém uma afirmação verdadeira sobre as propostas de Bakhtin (2011) quanto ao uso da língua/linguagem.
Alternativas
Alternativa 1:
Para o autor, os contextos de uso da linguagem/língua dependem do uso de gêneros textuais/discursivos, cujas propriedades são mais ou menos estáveis.
Alternativa 2:
Para o autor, os contextos de uso da linguagem/língua são suficientes para estabelecer processos de comunicação, o que torna os gêneros textuais/discursivos secundários.
Alternativa 3:
Para o autor, a intenção comunicativa é o fator mais importante para a compreensão dos contextos de uso da linguagem/língua. Nesse sentido, os gêneros textuais/discursivos são úteis, mas não são essenciais.
Alternativa 4:
Para o autor, os contextos de uso da linguagem/língua dependem do uso de gêneros textuais/discursivos, cujas propriedades são fixas, independentemente das necessidades comunicativas.
Alternativa 5:
Para o autor, a construção composicional é o fator mais importante para a compreensão dos contextos de uso da linguagem/língua. Nesse sentido, os gêneros textuais/discursivos são úteis, mas não são essenciais.