De Carvalho (2010) explica que, desde as últimas décadas, o Brasil pode ser considerado, para todos os efeitos, um país que segue a mesma tendência punitivista de não reconhecer internacional, em detrimento do direito à vida.
Sobre esse assunto, analise a relação entre as asserções e a relação proposta entre elas:
- O encarceramento em massa é prova disso. Em um contexto de crise, incerteza, insegurança, a "cultura do medo", do "ódio", da "tolerância zero", enfim, as lógicas punitivistas, fazem parte do imaginário das pessoas e, sobretudo, da forma de governo dos Estados.
PORQUE
- A mídia é um vetor em defesa da chamada "racionalidade". Não promove uma visão crítica sobre o sistema penal, mas sim a legitimação da sua atuação, como se fosse a única solução para os problemas sociais.
De Carvalho (2010) explica que, desde as últimas décadas, o Brasil pode ser considerado, para todos os efeitos, um país que segue a mesma tendência punitivista presente no cenário internacional, em detrimento do direito à vida.
Sobre esse assunto, analise a relação entre as asserções e a relação proposta entre elas:
I. O encarceramento em massa é prova disso. Em um contexto de crise, incerteza, insegurança, a "cultura do medo", do "ódio", da "tolerância zero", enfim, as lógicas punitivistas, fazem parte do imaginário das pessoas e, sobretudo, da forma de governar dos Estados.
PORQUE
II. A mídia é um vetor de enorme importância dessa
"racionalidade". Não promove uma reflexão que evite o despertar de um sentimento de insegurança, de impunidade, que acompanha, portanto, a ideia da punição, da vingança e da privação de liberdade.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta: