“Denomina-se ‘êxodo rural’ o processo de migração de pessoas da zona rural para a urbana, ou seja, a saída de moradores do campo com destino às grandes cidades. Segundo um estudo divulgado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), no Brasil a maior concentração de movimentos de migração ocorreu entre as décadas de 1960 e 1980, depois disso os índices se mantiveram em constante queda. No Censo Demográfico de 2010, divulgado pelo IBGE, a taxa de migração campo-cidade era de 1,31%. Amostras mais recentes mostram que a taxa já caiu para 0,65%. Apesar da queda da migração, atualmente, estima-se que apenas 17,6% da população brasileira reside em zonas rurais” (Êxodo…, 2022, on-line).
Fonte: ÊXODO rural: causas e consequências. Estadão, 2022. Disponível em: https://agro.estadao.com.br/summit-agro/exodo-rural-causas-e-consequencias. Acesso em: 23 mar. 2024
Com base no excerto sobre o êxodo rural, escolha a alternativa correta:
A mudança experimentada pelo Brasil mostra que houve uma forte tendência migratória no passado. Atualmente, essa tendência tem diminuído.
O Brasil apresenta a maior parte de sua população nos campos.
A saída do campo mostra forte aceleração nos dias atuais, sendo um reflexo das novas tecnologias.
O texto mostra que o campo ainda possui a maior parte da população brasileira, tendo aumentado nos últimos anos.
O êxodo rural no Brasil demonstra que futuramente os campos serão lugares sem nenhuma pessoa, pois a tendência é de que não existam mais trabalhadores braçais neste espaço.