Durante a evolução de sua história, o Brasil experimentou diferentes modelos de desenvolvimento, sendo um deles conhecido como Industrialização Substitutiva de Importação (ISI) ou Processo de Substituição de Importações (PSI). Leia atentamente as afirmativas abaixo e classifique-as como Falsas (F) ou Verdadeiras (V), em relação aos constructos abordados sobre este modelo de desenvolvimento específico.
GREMAUD, Amaury P.; VASCONCELLOS, Marco Antonio Sandoval de; JR., Rudinei T.; NARUHIKO, Sérgio. Economia Brasileira Contemporânea. Rio de Janeiro: Grupo GEN, 2024. E-book. ISBN 9786559776450.
Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786559776450/.
Acesso em: 12 ago. 2024.
I. Este modelo buscava superar o modelo agroexportador, com um processo de industrialização fechado (voltado para o mercado interno e dependente de protecionismo).
II. Uma das políticas adotadas neste período foi a elevação das tarifas aduaneiras, com o intuito de reduzir as exportações de alguns setores.
III. O Estado brasileiro teve participação fundamental no ISI, seja por meio da condução da produção, como de financiamento.
IV. Ao longo do período em que este modelo foi implementado, percebe-se a existência de concentração de renda, principalmente em função do êxodo rural e do capital intensivo do investimento industrial.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de F e V, de cima para baixo.