Ivorne:
(«)
B
QUESTÃO 01 (Enem) A maior parte das agressões e manifestações discriminatórias contra as religiões de matrizes africanas ocorrem em locais públicos (57%). É na rua, na via pública, que tiveram lugar mais de 2/3 das agressões, geralmente em locais próximos às casas de culto dessas religiões. O transporte público também é apontado como um local em que os adeptos das religiões de matrizes africanas são discriminados, geralmente quando se encontram para- mentados por conta dos preceitos religiosos.
REGO,L. F.; FONSECA, D. P.R.; GIACOMINI, S. M. Cartografia social de terreiros no Rio de Janeiro. Rio de Jan eiro: PUC-Rio, 2014.
As práticas descritas no texto são incompatíveis com a dinâmica de uma sociedade laica e democrática porque
A- Asseguram as expressões multiculturais.
B- Promovem a diversidade de etnias.
C- Falseiam os dogmas teológicas.
D-Estimulam os rituais sincréticos.
E- Restringem a liberdade de credo.
QUESTÃO 02(UECE) De acordo com o Relatório Final do Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência (2016), do total de mortes de adolescentes e jovens em Fortaleza, 50% se concentram em 20 bairros. O bairro com maior incidência é o Jangurussu, com 24 mortes, seguido do bairro Bom Jardim, com 20 homicídios de jovens. Os números mostram ainda que 52% desses homicídios concentram-se em apenas 20 dos 119 bairros de Fortaleza.
Fonte: https://www.al.ce.gov.br/phocadownload/relatoro_primeiro_semestre.pdf
Escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir sobre violência e juventude:
( ) A criminalidade urbana, em todo Brasil e em Fortaleza, tem causas complexas, sendo uma delas a desigualdade social responsável pelos processos de segregação avançados entre os espaços da cidade.
() Embora pareça difusa, a violência urbana tem como público preferencial jovens, do sexo masculino, de cor preta ou parda e moradores de bairros das periferias.
( ) A violência urbana em Fortaleza afeta todos os moradores da cidade, sem distinção de classe social, raça, gênero ou bairros.