Baixe o app do Guru IA

Android e iOS

Foto de perfil

Paulo

ENVIADA PELO APP
Estudos Gerais20/11/2024

Lactente de 6 meses, sexo masculino, é levado por sua mãe à ...

Lactente de 6 meses, sexo masculino, é levado por sua mãe à Unidade Básica de Saúde para consulta de avaliação do crescimento e desenvolvimento, sem queixas no momento. Trazia cartão de vacina atualizado até o 5o mês de vida. Estava em aleitamento materno exclusivo até então. Com relação a esse caso, responda: a) Baseado no novo calendário de Imunização do PNI, que vacinas devem ser aplicadas nesse momento (6o mês de vida)? b) Que orientações ou recomendações devem ser dadas em relação à alimentação desse lactente a partir de então? Caso Clínico 2 Lactente de 3 meses, nascido de parto normal, a termo, sem intercorrências no período perinatal, com peso ao nascimento de 3,2 kg. Cartão vacinal constando uma dose de BCG e de hepatite B. Faz uso de leite integral associado a mucilagem desde os 2 meses de vida. É levado ao pronto - socorro com quadro de diarreia aquosa (mais de 5 episódios/dia), com raios de sangue, e febre iniciado há 3 dias. Dá entrada em regular estado geral, taquipneico, acianótico, anictérico, temperatura axilar = 38,3°C, fontanela anterior deprimida, pulsos filiformes, tempo de enchimento capilar maior que 3 segundos, sinal da prega lentificado; sem alterações à ausculta cardíaca ou pulmonar. Abdome com fígado palpável a 2 cm do rebordo costal direito. Peso à admissão: 4,5kg. Em relação a esse caso, responda: a) Quais os diagnósticos (nutricional, alimentar, vacinal e patológico) apresentados pelo lactente?

Credenciada pela Portaria no 1.453/2017 - MEC, de 14/11/2017, publicada no D.O.U. em 16/11/2017.CNPJ: 06.043.988/0001-52 e-mail: faesf@faesf.com.br site: www.faesf.com.br b) Que orientações devem ser dadas à família após a recuperação do episódio agudo, com relação a vacinação da criança? Caso Clínico 3 A.L. (5 meses) recebeu uma dose de vacina BCG-ID e a 1a dose da vacina contra Hepatite B na maternidade. Aos 2 meses de idade recebeu as doses de VIP, pentavalente (DTP+Hib+HB), rotavírus, pneumocócica 10 valente e, aos três meses recebeu a 1a dose de vacina meningocócica C. Em seguida, a família mudou-se de cidade, causando atraso no esquema vacinal da criança. Hoje, aos cinco meses e uma semana, é trazida à UBS e a conduta correta em relação à vacinação é? Caso Clínico 4 Durante uma consulta, uma criança de 4 anos que reside em área urbana foi identificada com esquema vacinal incompleto, pois não tomou as doses de reforço previstas para 1 ano e 3 anos. Considerando o atual Calendário Nacional de Imunização (CNI), descreva quais vacinas são necessárias para essa criança no momento? E explique a necessidade dos reforços atrasados e os possíveis ajustes nos intervalos entre as doses, caso aplicável. Caso Clínico 5 Uma criança de 6 anos que retornou ao Brasil após morar em um país sem esquema regular de vacinação tem histórico de vacinação desconhecido. Sabendo que há uma exposição potencial a doenças imunopreveníveis no Brasil, quais seriam as vacinas prioritárias para iniciar a atualização do esquema vacinal, conforme o CNI? Justifique a importância de cada vacina indicada e explique a condução do esquema em situações de histórico vacinal incerto.

Caso Clínico 6

Um menino de 7 anos chega ao posto de saúde para atualização vacinal. Ele tem histórico de vacinação interrompido aos 2 anos, com doses iniciais incompletas de vacinas como DTP, Hib, poliomielite e hepatite B. Explique as condutas recomendadas para retomar e completar o esquema vacinal dessa criança, detalhando quais vacinas precisam de reforço, quais doses adicionais podem ser necessárias e os intervalos recomendados, com base nas diretrizes atuais do CNI. Caso Clínico 7 Uma criança de 9 meses possui vacinação incompleta, tendo recebido apenas a BCG e a primeira dose da vacina contra hepatite B. Os responsáveis hesitaram em vaciná-la por medo de reações adversas. No entanto, a criança está em uma área com aumento de casos de doenças imunopreveníveis. Com base no Calendário Nacional de Imunização (CNI), descreva o esquema vacinal atualizado necessário para essa criança? Caso Clínico 8 Uma menina de 2 anos que mora em uma comunidade de baixa cobertura vacinal recebeu apenas as primeiras doses de hepatite B e da pentavalente (DTP + Hib + hepatite B) nos primeiros meses de vida, sem ter recebido nenhum reforço. Com base no CNI, responda: a) Descreva o esquema vacinal necessário para garantir a proteção adequada, discutindo a importância dos reforços contra doenças como difteria e tétano, especialmente em áreas com menor cobertura? b) Explique também os riscos associados à falta de reforços em crianças e as estratégias de recuperação de esquema vacinal. Caso Clínico 9 Adolescente de 12 anos de idade procura o Posto de Saúde para atualização do cartão vacinal. A mãe informa que não procurou o Posto de Saúde nos últimos três anos devido à pandemia e que agora gostaria de regularizar a situação vacinal do seu filho. E expressa preocupação devido ao atraso dessas vacinas que venha prejudicar o adolescente futuramente. Com base no Calendário Nacional de Imunização (CNI), descreva o esquema vacinal atualizado necessário para esse adolescente? Caso Clínico 10 Um paciente de 11 anos é trazido pela mãe para consulta de puericultura na unidade básica de saúde. A família vivia, anteriormente, em uma região de difícil acesso a serviços de saúde e se mudou para o território de abrangência há 3 meses. Durante a consulta, a mãe informa que a criança não apresenta problemas de saúde e não faz uso regular de medicamentos. Quando questionada sobre a situação vacinal da criança, a mãe informa que só se lembra de que o paciente recebeu algumas vacinas do primeiro ano de vida e que não tem o cartão vacinal. Nesse contexto, qual deve ser o esquema vacinal indicado para esse paciente?

Envie suas perguntas pelo App
Google Play
App Store
Equipe Meu Guru

Prefere sua atividade resolvida por um tutor especialista?

  • Receba resolvida até o seu prazo
  • Converse com o tutor pelo chat
  • Garantia de 7 dias contra erros