Leia o texto a seguir adaptado de Sampieri, Collado e Lucio (2013):
Existem várias formas de se fazer ciência, dependendo do campo de estudo, dos objetivos da pesquisa e dos métodos utilizados. Algumas formas comuns de se fazer ciência são: pesquisa experimental, pesquisa observacional, pesquisa de campo, pesquisa bibliográfica e pesquisa interdisciplinar.
Essas são apenas algumas das formas de se fazer ciência, e muitas vezes os pesquisadores combinam diferentes métodos e abordagens em seus estudos. A escolha da abordagem adequada depende dos objetivos da pesquisa, dos recursos disponíveis e da natureza do fenômeno estudado.
Em cada área são considerados procedimentos variados, desenvolvidos de acordo com o que se pretende estudar, com o conhecimento que se pretende construir. Pesquisas voltadas à experimentação de fenômenos observáveis são utilizadas em vários campos do conhecimento, como aqueles que pretendem fazer pesquisas com controle de variáveis.
Com relação a esse assunto, analise as afirmações a seguir.
I. A pesquisa empírica é caracterizada pelo caráter experimental, voltada a fenômenos observáveis, cujas variáveis podem ser controladas.
II. A pesquisa empírica volta-se ao campo teórico, à investigação de definições conceituais e à formação de quadros teóricos.
III. A pesquisa empírica volta-se às formas de fazer pesquisa e ao estudo do método, aos instrumentos desenvolvidos para apreensão e manipulação da realidade.
É correto o que se afirma em:
*
I, apenas.
I e II, apenas.
III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.