Leia o texto para responder às questões:
A lenda das Cataratas do Iguaçu
Às margens do Rio Iguaçu, a tribo Caingangue vivia sob a crença em M'Boy, um deus-serpente, filho de Tupã, que governava o mundo e as águas. Para apaziguar a ira da divindade e garantir a prosperidade da tribo, os Caingangues ofereciam anualmente uma jovem em sacrifício a M'Boy. Essa jovem se tornaria sua esposa e, assim, a tribo seria abençoada com água limpa e peixes abundantes. As escolhidas para o sacrifício consideravam essa tarefa um ato de bravura em prol da sobrevivência de seu povo.
Certo ano, a escolhida foi Naipi, a filha do cacique. Entretanto, um jovem guerreiro chamado Tarobá se apaixonou por Naipi, o que deu início a um romance proibido. No dia da cerimônia de consagração, Tarobá e Naipi, consumidos pela paixão, decidiram desafiar as tradições e fugir juntos, remando rio abaixo em uma canoa.
M'Boy, enfurecido pela ousadia dos amantes, os perseguiu rio abaixo. Percebendo que o casal se aproximava do Rio Paraná, território proibido para ele, a serpente gigante penetrou o leito do rio com fúria, abrindo uma profunda fenda que deu origem às Cataratas do Iguaçu.
A canoa de Tarobá e Naipi foi engolida pelas águas e desapareceu para sempre. Conta a lenda que o deus Tupã transformou os amantes em elementos da natureza. Naipi se tornou uma rocha no meio das quedas d'água, desafiando a correnteza, enquanto Tarobá se transformou em uma palmeira à beira do abismo, contemplando eternamente sua amada.
Fonte: SEDUC-SP, 2024.
Obrigatória
Nota:
1
A respeito da lenda, qual relação é possível fazer entre o sentimento nutrido pelos protagonistas e as tradições que seguem em sua comunidade?
A) O amor de Tarobá e Naipi reforça as tradições da comunidade, mostrando que o cumprimento do sacrifício a M'Boy é fundamental para a felicidade do casal.
B) O amor dos protagonistas entra em conflito com as tradições, levando-os a desafiar as normas sociais e a buscar a felicidade fora dos costumes estabelecidos.
C) O amor de Tarobá e Naipi é independente das tradições da comunidade, não havendo qualquer relação entre os seus sentimentos e os costumes do povo Caingangue.
D) O amor dos protagonistas transforma as tradições da comunidade, levando à abolição do sacrifício a M'Boy e à celebração do amor livre.
E) O amor de Tarobá e Naipi é um exemplo de como as tradições da comunidade podem ser adaptadas para acomodar os desejos individuais, sem a necessidade de conflitos ou desafios.