LÍVRO: MANUAL DAS DESCULPAS ESFARRAPADAS - Leo Cunha
Capítulo Mentiras - Manual de desculpas esfarrapadas
Inventar desculpas pra um "para-casa" atrasado é especialidade de alunos de qualquer idade. Eu, que dou aula há alguns anos, já ouvi as histórias mais cabeludas, contadas com a cara mais lavada do mundo. E, o que é pior, engoli a maioria.
Outro dia resolvi fazer uma enquete com meus colegas professores pra montar um manual com as desculpas mais esfarrapadas que já ouvimos. O leitor pode chiar e perguntar se nós, ilustríssimos professores universitários, não tínhamos nada mais útil pra fazer, mas sinto muito, aqui vai à lista.
-
Liste cada tópico da lista.
-
Como o autor se posiciona em relação a estas desculpas apresentadas pelos alunos? Ele acha que são motivos reais, justos? Retire três expressões ou trechos do texto que comprovem sua resposta.
-
Qual desculpa parece desagradar mais o autor? E os seus colegas professores? Como você chegou a essa conclusão?
-
Uma das características básicas de uma crônica é o uso de linguagem informal, como uma conversa. Procure localizar o uso de palavras ou expressões informais na exposição do autor. (Para responder esta pergunta, você não deve considerar os trechos reproduzindo as falas dos alunos.)
-
Qual das desculpas apresentadas na crônica você acha mais esfarrapada? E qual a menos esfarrapada? Por quê?
Capítulo Mancadas
6) Na mesa do boteco, cinco amigos se reuniram para falar do fiasco brasileiro nas Olimpíadas de Sidney. Na verdade eles não eram amigos, eram professores universitários. Estavam se divertindo, quando um deles sugeriu que criassem hipótese sobre o fato de nenhuma medalha de ouro ter vindo para o Brasil. Liste cada hipótese e sintetize-as.
Capítulo Outras maluquices
7) Cite uma maluquice que você mais gostou. Explique o motivo da escolha.
As desculpas dos alunos são
A culpa é de São Pedro
a culpa é dos outros
a culpa é do computador
a culpa é do excesso de trabalho
eu não sabia que era para hoje
eu não entendi direito que era para fazer minha
avó morreu ou Supercolirio