Luckesi (1994), ao desenvolver a abordagem das tendências pedagógicas, utiliza como critério a posição que cada uma adota em relação às finalidades sociais da escola. Assim, a organização em dois grupos contempla: 1. Pedagogia Liberal, dentro do qual temos as pedagogias tradicional, renovada e tecnicista; e 2. Pedagogia Progressista, dentro do qual encontram-se a pedagogia libertadora, a pedagogia libertária e a crítico-social. O autor, contudo, alerta que as tendências e suas manifestações não são puras nem mutuamente exclusivas, em alguns casos as tendências se complementam e, em outros, divergem. De todo modo, segundo Luckesi, a classificação pode ajudar o professor na análise de sua prática de sala de aula.
LUCKESI, Cipriano. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 1994.
Sobre as tendências pedagógicas, avalie as afirmações a seguir:
I. Na Pedagogia Tradicional o modelo didático é orientado por normas preestabelecidas que seguem um conjunto de dispositivos que determinam a maneira como o ensino se produz e se organiza.
II. Na Pedagogia Renovada defende-se a centralidade dos processos de ensino e aprendizagem na figura do aluno, diferentemente do que na Pedagogia Tradicional.
III. Na Pedagogia Libertadora, que tem como principal representante Paulo Freire, a educação é vinculada às lutas em prol da crítica e transformação social.
IV. Por possuírem características muito diferentes e destoantes, as tendências pedagógicas e suas respectivas correntes não se constituem em um conhecimento relevante para a atuação docente, pois podem confundir o docente em sua prática.
É correto o que se afirma em
Opções de pergunta 14:
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
II e III, apenas.
I e II apenas.
II, III e IV, apenas.