Baixe o app do Guru IA
Android e iOS

Aluno
Nick: ludmiladoss090640420-sp Nome: LUDMILA DOS SANTOS RE...
Nick:
ludmiladoss090640420-sp
Nome:
LUDMILA DOS SANTOS REIS
Categoria:
3ª SERIE - EM
Autor:
tarefasp4
Academia da Aventura #3: Dialogia e relações entre textos
Nível: Iniciante
A sua jornada neste bimestre
✅ #1 Relações intertextuais e interdiscursivas
✅ #2 O que ele quis dizer – a posição do enunciador
📍 #3 Dialogia e relações entre textos
🔲 #4 Como se relacionam as partes do texto
🔲 #5 O sentido do texto: coesão e coerência
🔲 #6 A continuidade do texto: progressão temática
🔲 #7 As relações lógico-discursivas em um texto
🔲 #8 Retomada do bimestre
Aquecendo com... Percy Jackson!
Leia, a seguir, o fragmento de uma matéria da revista "Superinteressante" sobre a nova série da Disney, baseada nos livros de Percy Jackson. A partir da leitura do texto, responda às questões 1 e 2.
TEXTO 1
Percy Jackson: quem é Perseu na mitologia grega?
O protagonista da nova série do Disney+ divide o nome com o semideus que derrotou a Medusa. Conheça a história desse herói.
(Disney+/Reprodução).
Na próxima quarta (20), chegam ao Disney+ os dois primeiros episódios de Percy Jackson e os Olimpianos. A série é uma adaptação da saga de livros do americano Rick Riordan, publicada entre 2005 e 2009, que traz o universo da mitologia grega para os dias de hoje.
A história acompanha Percy Jackson, um adolescente que vive em Nova York e descobre que é um semideus (filho de um deus do Olimpo com um humano). Não só: todas as criaturas mitológicas, de centauros a sereias, também existem.
Você deve se lembrar das duas versões de Percy Jackson para o cinema, lançadas em 2010 e 2013 e estreladas por Logan Lerman. A má recepção de público e crítica, porém, afundou o projeto de adaptar os cinco livros da saga.
A Disney investiu pesado: contratou um elenco mais jovem (uma das críticas aos filmes era a idade do trio principal) e pretende adaptar a saga ao longo de várias temporadas. Para essa primeira, gastou entre US12milho~eseUS 15 milhões por episódio – o mesmo que os últimos capítulos de Game of Thrones, da HBO.
Poseidon, Zeus, Minotauro, Medusa… A história de Percy está recheada de inspirações óbvias dos mitos gregos. Mas algumas talvez sejam mais difíceis de pescar. O nome do protagonista, por exemplo, vem de um grande herói, Perseu. [...]
Fonte: https://super.abril.com.br/cultura/percy-jackson-quem-e-perseu-na-mitologia-grega
Obrigatória
Nota:
0.5
1 No terceiro parágrafo do texto, o enunciador conversa com os leitores diretamente, fazendo a seguinte afirmação:
"Você deve se lembrar das duas versões de Percy Jackson para o cinema, lançadas em 2010 e 2013 e estreladas por Logan Lerman."
Neste trecho, o verbo "dever" atua como modalizador. Que frase(s) apresenta(m) outra modalização de sentido semelhante para esse mesmo fragmento?
A) Talvez você se lembre das duas versões de Percy Jackson para o cinema.
B) Você obviamente se lembra das duas versões de Percy Jackson para o cinema.
C) Você provavelmente se lembre das duas versões de Percy Jackson para o cinema.
D) Você logicamente se lembra das duas versões de Percy Jackson para o cinema.
E) Você certamente se lembra das duas versões de Percy Jackson para o cinema.
Obrigatória
Nota:
0.5
2 Para explicar o investimento realizado pela Disney na produção da série "Percy Jackson e os Olimpianos", o enunciador do texto trouxe dados comparativos da série "Game of Thrones", da HBO, que é uma das séries mais caras da história da televisão. Se ele tivesse expressado sua avaliação subjetiva por meio de um modalizador, como o texto poderia ser reformulado?
A) Para essa primeira temporada, creio que a Disney tenha gastado cerca de US15milho~esporepisoˊdio.B)Paraessaprimeiratemporada,eˊpossıˊvelqueaDisneytenhagastadocercadeUS 15 milhões por episódio.
C) Para essa primeira temporada, logicamente a Disney gastou entre US12milho~eseUS 15 milhões por episódio.
D) Para essa primeira temporada, a Disney gastou, efetivamente, entre US12milho~eseUS 15 milhões por episódio.
E) Para essa primeira temporada, a Disney gastou, surpreendentemente, cerca de US$ 15 milhões por episódio.
Hora de praticar!
📝 A intertextualidade é um recurso linguístico que possibilita o diálogo entre produções de diferentes épocas e autores. Essa relação de semelhança se estabelece por meio de estratégias deliberadas de composição, como a paráfrase, a paródia e a citação, que podem dar origem à intertextualidade explícita (facilmente identificável) ou implícita (que exige conhecimento prévio).
Pensando nisso, leia o texto e assista ao vídeo a seguir para responder às questões de 3 a 5.
TEXTO 2
Atena: É a deusa mais importante da Odisseia, guardiã incansável de Odisseu. É chamada “a de olhos glaucos (azul-cinza)” e de Palas. Sem mãe, nasce da cabeça de Zeus. Zeus teria engolido a titânida Métis (Prudência) por medo da filha desta ser superior a ele, e, tendo grande dor de cabeça, pediu a Hefesto que o ajudasse. Este abrindo sua cabeça, nasce Atena, já adulta, toda armada e pronta para a guerra. Por ela, Zeus tem um amor todo especial: sempre acaba por conseguir tudo do pai. É tanto deusa da guerra quanto das artes e profissões. Sempre virgem, ama, no entanto, as ações viris de vários mortais, ajudando-os (Perseu, Jasão, Héracles, Diomedes). Na Guerra de Troia, é a protetora principal dos gregos. Seu animal simbólico é a coruja. Atena carrega em seu escudo a cabeça da górgona Medusa, que lhe foi ofertada por Perseu. Assim como Odisseu, ela é famosa por ser astuta e não apenas forte fisicamente.
Fonte: Apêndice do livro "Odisseia", de Homero
VÍDEO 1
Obrigatória
Nota:
1
3 Segundo a mitologia grega, a Medusa era uma criatura chamada de "górgona", caracterizada por ter serpentes no lugar dos cabelos e por sua capacidade de transformar em pedra todos aqueles que olhavam para ela. É possível afirmar que existe intertextualidade entre o trecho lido da "Odisseia" (texto 2) e o vídeo 1, porque ambos...
A) relacionam a Medusa com a deusa Atena.
B) descrevem as estátuas criadas pela Medusa.
C) apresentam a Medusa como uma "górgona".
D) destacam os cabelos de serpente da Medusa.
E) mostram o papel de Perseu na morte da Medusa.
Obrigatória
Nota:
1
4 Analise as informações a seguir e, depois, selecione a alternativa que apresenta apenas informações verdadeiras:
I. Ao citar a castidade de Atena, o texto 2 elimina as possibilidades de essa deusa ter filhos, o que torna a intertextualidade com o vídeo 1 inviável.
II. Percy Jackson, além de ter seu nome inspirado no herói mitológico Perseu, também é filho de Poseidon, o que constitui uma intertextualidade explícita com a mitologia grega.
III. No texto 2, Atena é descrita como uma deusa "famosa por ser astuta e não apenas forte fisicamente". No vídeo 1, a filha de Atena, Annabeth, tem características totalmente diferentes da mãe.
A) F – V – V.
B) V – F – V.
C) F – F – V.
D) F – V – F.
E) V – V – F.
Obrigatória
Nota:
1
5 Ordene corretamente as palavras para preencher as lacunas do parágrafo a seguir.
Logo no começo do __________ é dito que "nem todo mundo que parece um herói é um herói, e nem todo mundo que parece um monstro é um monstro". Essa introdução se encaixa com a percepção diferente da __________ que a série se propõe a mostrar, pois ela costuma ser caracterizada apenas como um monstro que transforma pessoas em __________. A diferença da narrativa, no entanto, não anula a __________ existente entre a série "Percy Jackson e os Olimpianos" e a __________ grega, pois a maior parte dos personagens tem alguma origem mitológica adaptada para os dias atuais.
Resposta
Vamos revisar esse conteúdo antes de ir para as próximas questões?
A presença da Medusa na cultura pop não ocorre apenas nos livros, filmes e série de Percy Jackson: ela é totalmente difundida e conhecida em todo o mundo. Embora nem todos saibam detalhes sobre ela, duas informações básicas costumam ser de conhecimento geral, isto é, o fato de ela ter cabelos de serpentes e transformar pessoas em estátuas. O mesmo ocorre com o lendário rei Midas, que transformava tudo que tocava em ouro, história que também faz parte da mitologia grega.
Com isso em mente, analise os dois cartuns a seguir para responder às questões 6 a 9.
CARTUM 1
Fonte: https://br.ifunny.co/picture/cas-midas-medusa-um-encontro-muito-breve-EDjaHY0z9
CARTUM 2
Fonte: https://pt.memedroid.com/memes/detail/1509584
Obrigatória
Nota:
1
6 O cartum 1 mostra intertextualidade com duas personagens da mitologia grega: a Medusa e o Rei Midas. Ao passo que o Rei Midas se transforma em uma estátua de pedra ao olhar para a Medusa, ela se transforma em ouro ao ser tocada por ele. É possível utilizar diferentes justificativas sobre a compreensão do humor desse cartum. Analise quais delas fazem sentido.
I. Se considerarmos que o humor do cartum depende do conhecimento prévio dos leitores, a intertextualidade se caracteriza como implícita.
II. É possível compreender o humor do cartum somente pelas ilustrações, mas a legenda está presente para auxiliar as pessoas que não conhecem mitologia grega.
III. Sob a justificativa de que a Medusa e o Rei Midas são personagens canônicas, o humor do cartum caracteriza-se como intertextualidade explícita.
Está correto o que se afirma apenas em:
A) II.
B) III.
C) I e III.
D) II e III.
E) I, II e III.
Obrigatória
Nota:
1
7 No cartum 2, temos outra personagem da cultura pop interagindo com a Medusa: trata-se de Rocha, um dos integrantes do grupo de super-heróis "Quarteto Fantástico". Esta personagem talvez seja um pouco mais conhecida do público do que o Rei Midas, visto que o "Quarteto Fantástico" compõe várias HQ's de sucesso em todo o mundo e, em 2005 e em 2007, foram lançados dois filmes sobre suas aventuras. Julgue as informações a seguir com base nos elementos do cartum.
A) O humor do cartum consiste no fato de que Rocha não enxerga, de modo que a Medusa não o afeta com seus poderes.
B) A oposição entre "vilão" e "herói" não ocorre no cartum, visto que as duas personagens têm características físicas peculiares.
C) O humor do cartum consiste no fato de que Rocha já é feito de pedra, de modo que a Medusa não o afeta com seus poderes.
D) A fala de Rocha é dispensável para a compreensão do humor do cartum, pois seu corpo feito de pedra já é o suficiente para o público.
E) O número "4" presente no cinto de Rocha remete ao grupo "Quarteto Fantástico", de modo que a identificação da personagem se torna mais fácil para o público.
Obrigatória
Nota:
1
8 Ao relacionar os cartuns 1 e 2, que características os dois têm em comum?
A) As duas representam a Medusa como alguém cruel e inescrupulosa.
B) Em apenas uma delas, o poder da Medusa é efetivo, causando danos.
C) Nas duas, a Medusa interage com um provável par romântico: o rei Midas e Rocha.
D) Em apenas uma delas, o poder da Medusa é fator central para a ocorrência do humor pretendido.
E) As duas têm finais simbólicos, nos quais a Medusa é derrotada pelos seus oponentes fisicamente.
Obrigatória
Nota:
1
9 Como é possível classificar o tipo de intertextualidade presente nos cartuns 1 e 2 em relação à mitologia grega?
A) Enquanto o cartum 1 traz uma paráfrase, o cartum 2 traz uma paródia.
B) Os dois cartuns apresentam paródias relacionadas à figura da Medusa.
C) Enquanto o cartum 1 traz uma citação, o cartum 2 faz uso de uma paráfrase.
D) Os dois cartuns apresentam paráfrases relacionadas à figura mitológica da Medusa.
E) Enquanto o cartum 1 traz uma paródia, o recurso de intertextualidade presente no cartum 2 é o da citação.
⚡Missão final
A questão bônus é mais desafiadora e vale 2 pontos
Obrigatória
Nota:
2
10 (Enem 2014 - 1ª aplicação)
Na criação do texto, o chargista Iotti usa criativamente um intertexto: os traços reconstroem uma cena de "Guernica", painel de Pablo Picasso que retrata os horrores e a destruição provocados pelo bombardeio a uma pequena cidade da Espanha. Na charge, publicada no período de carnaval, recebe destaque a figura do carro, elemento introduzido por Iotti no intertexto. Além dessa figura, a linguagem verbal contribui para estabelecer um diálogo entre a obra de Picasso e a charge, ao explorar
A) uma referência ao contexto, “trânsito no feriadão”, esclarecendo-se o referente tanto do texto de Iotti quanto da obra de Picasso.
B) uma referência ao tempo presente, com o emprego da forma verbal “é”, evidenciando-se a atualidade do tema abordado tanto pelo pintor espanhol quanto pelo chargista brasileiro.
C) um termo pejorativo, “trânsito”, reforçando-se a imagem negativa de mundo caótico presente tanto em "Guernica" quanto na charge.
D) uma referência temporal, “sempre”, referindo-se à permanência de tragédias retratadas tanto em "Guernica" quanto na charge.
E) uma expressão polissêmica, “quadro dramático”, remetendo-se tanto à obra pictórica quanto ao contexto do trânsito brasileiro.
Parabéns por concluir essa etapa!
Lembre-se de que você pode fazer mais de uma trilha para reforçar seus estudos ou escolher uma trilha diferente nas próximas aulas.
Até a próxima aula!
Nick:
ludmiladoss090640420-sp
Nome:
LUDMILA DOS SANTOS REIS
Categoria:
3ª SERIE - EM
Autor:
tarefasp4
Academia da Aventura #3: Dialogia e relações entre textos
Nível: Iniciante
A sua jornada neste bimestre
✅ #1 Relações intertextuais e interdiscursivas
✅ #2 O que ele quis dizer – a posição do enunciador
📍 #3 Dialogia e relações entre textos
🔲 #4 Como se relacionam as partes do texto
🔲 #5 O sentido do texto: coesão e coerência
🔲 #6 A continuidade do texto: progressão temática
🔲 #7 As relações lógico-discursivas em um texto
🔲 #8 Retomada do bimestre
Aquecendo com... Percy Jackson!
Leia, a seguir, o fragmento de uma matéria da revista "Superinteressante" sobre a nova série da Disney, baseada nos livros de Percy Jackson. A partir da leitura do texto, responda às questões 1 e 2.
TEXTO 1
Percy Jackson: quem é Perseu na mitologia grega? O protagonista da nova série do Disney+ divide o nome com o semideus que derrotou a Medusa. Conheça a história desse herói.
(Disney+/Reprodução).
Na próxima quarta (20), chegam ao Disney+ os dois primeiros episódios de Percy Jackson e os Olimpianos. A série é uma adaptação da saga de livros do americano Rick Riordan, publicada entre 2005 e 2009, que traz o universo da mitologia grega para os dias de hoje.
A história acompanha Percy Jackson, um adolescente que vive em Nova York e descobre que é um semideus (filho de um deus do Olimpo com um humano). Não só: todas as criaturas mitológicas, de centauros a sereias, também existem.
Você deve se lembrar das duas versões de Percy Jackson para o cinema, lançadas em 2010 e 2013 e estreladas por Logan Lerman. A má recepção de público e crítica, porém, afundou o projeto de adaptar os cinco livros da saga.
A Disney investiu pesado: contratou um elenco mais jovem (uma das críticas aos filmes era a idade do trio principal) e pretende adaptar a saga ao longo de várias temporadas. Para essa primeira, gastou entre US12milho~eseUS 15 milhões por episódio – o mesmo que os últimos capítulos de Game of Thrones, da HBO.
Poseidon, Zeus, Minotauro, Medusa… A história de Percy está recheada de inspirações óbvias dos mitos gregos. Mas algumas talvez sejam mais difíceis de pescar. O nome do protagonista, por exemplo, vem de um grande herói, Perseu. [...]
Fonte: https://super.abril.com.br/cultura/percy-jackson-quem-e-perseu-na-mitologia-grega
Obrigatória
Nota: 0.5 1 No terceiro parágrafo do texto, o enunciador conversa com os leitores diretamente, fazendo a seguinte afirmação:
"Você deve se lembrar das duas versões de Percy Jackson para o cinema, lançadas em 2010 e 2013 e estreladas por Logan Lerman."
Neste trecho, o verbo "dever" atua como modalizador. Que frase(s) apresenta(m) outra modalização de sentido semelhante para esse mesmo fragmento?
A) Talvez você se lembre das duas versões de Percy Jackson para o cinema. B) Você obviamente se lembra das duas versões de Percy Jackson para o cinema. C) Você provavelmente se lembre das duas versões de Percy Jackson para o cinema. D) Você logicamente se lembra das duas versões de Percy Jackson para o cinema. E) Você certamente se lembra das duas versões de Percy Jackson para o cinema. Obrigatória
Nota: 0.5 2 Para explicar o investimento realizado pela Disney na produção da série "Percy Jackson e os Olimpianos", o enunciador do texto trouxe dados comparativos da série "Game of Thrones", da HBO, que é uma das séries mais caras da história da televisão. Se ele tivesse expressado sua avaliação subjetiva por meio de um modalizador, como o texto poderia ser reformulado?
A) Para essa primeira temporada, creio que a Disney tenha gastado cerca de US15milho~esporepisoˊdio.B)Paraessaprimeiratemporada,eˊpossıˊvelqueaDisneytenhagastadocercadeUS 15 milhões por episódio. C) Para essa primeira temporada, logicamente a Disney gastou entre US12milho~eseUS 15 milhões por episódio. D) Para essa primeira temporada, a Disney gastou, efetivamente, entre US12milho~eseUS 15 milhões por episódio. E) Para essa primeira temporada, a Disney gastou, surpreendentemente, cerca de US$ 15 milhões por episódio. Hora de praticar! 📝 A intertextualidade é um recurso linguístico que possibilita o diálogo entre produções de diferentes épocas e autores. Essa relação de semelhança se estabelece por meio de estratégias deliberadas de composição, como a paráfrase, a paródia e a citação, que podem dar origem à intertextualidade explícita (facilmente identificável) ou implícita (que exige conhecimento prévio).
Pensando nisso, leia o texto e assista ao vídeo a seguir para responder às questões de 3 a 5.
TEXTO 2
Atena: É a deusa mais importante da Odisseia, guardiã incansável de Odisseu. É chamada “a de olhos glaucos (azul-cinza)” e de Palas. Sem mãe, nasce da cabeça de Zeus. Zeus teria engolido a titânida Métis (Prudência) por medo da filha desta ser superior a ele, e, tendo grande dor de cabeça, pediu a Hefesto que o ajudasse. Este abrindo sua cabeça, nasce Atena, já adulta, toda armada e pronta para a guerra. Por ela, Zeus tem um amor todo especial: sempre acaba por conseguir tudo do pai. É tanto deusa da guerra quanto das artes e profissões. Sempre virgem, ama, no entanto, as ações viris de vários mortais, ajudando-os (Perseu, Jasão, Héracles, Diomedes). Na Guerra de Troia, é a protetora principal dos gregos. Seu animal simbólico é a coruja. Atena carrega em seu escudo a cabeça da górgona Medusa, que lhe foi ofertada por Perseu. Assim como Odisseu, ela é famosa por ser astuta e não apenas forte fisicamente.
Fonte: Apêndice do livro "Odisseia", de Homero
VÍDEO 1
Obrigatória
Nota: 1 3 Segundo a mitologia grega, a Medusa era uma criatura chamada de "górgona", caracterizada por ter serpentes no lugar dos cabelos e por sua capacidade de transformar em pedra todos aqueles que olhavam para ela. É possível afirmar que existe intertextualidade entre o trecho lido da "Odisseia" (texto 2) e o vídeo 1, porque ambos...
A) relacionam a Medusa com a deusa Atena. B) descrevem as estátuas criadas pela Medusa. C) apresentam a Medusa como uma "górgona". D) destacam os cabelos de serpente da Medusa. E) mostram o papel de Perseu na morte da Medusa. Obrigatória
Nota: 1 4 Analise as informações a seguir e, depois, selecione a alternativa que apresenta apenas informações verdadeiras:
I. Ao citar a castidade de Atena, o texto 2 elimina as possibilidades de essa deusa ter filhos, o que torna a intertextualidade com o vídeo 1 inviável.
II. Percy Jackson, além de ter seu nome inspirado no herói mitológico Perseu, também é filho de Poseidon, o que constitui uma intertextualidade explícita com a mitologia grega.
III. No texto 2, Atena é descrita como uma deusa "famosa por ser astuta e não apenas forte fisicamente". No vídeo 1, a filha de Atena, Annabeth, tem características totalmente diferentes da mãe.
A) F – V – V. B) V – F – V. C) F – F – V. D) F – V – F. E) V – V – F. Obrigatória
Nota: 1 5 Ordene corretamente as palavras para preencher as lacunas do parágrafo a seguir.
Logo no começo do __________ é dito que "nem todo mundo que parece um herói é um herói, e nem todo mundo que parece um monstro é um monstro". Essa introdução se encaixa com a percepção diferente da __________ que a série se propõe a mostrar, pois ela costuma ser caracterizada apenas como um monstro que transforma pessoas em __________. A diferença da narrativa, no entanto, não anula a __________ existente entre a série "Percy Jackson e os Olimpianos" e a __________ grega, pois a maior parte dos personagens tem alguma origem mitológica adaptada para os dias atuais.
Resposta Vamos revisar esse conteúdo antes de ir para as próximas questões?
A presença da Medusa na cultura pop não ocorre apenas nos livros, filmes e série de Percy Jackson: ela é totalmente difundida e conhecida em todo o mundo. Embora nem todos saibam detalhes sobre ela, duas informações básicas costumam ser de conhecimento geral, isto é, o fato de ela ter cabelos de serpentes e transformar pessoas em estátuas. O mesmo ocorre com o lendário rei Midas, que transformava tudo que tocava em ouro, história que também faz parte da mitologia grega.
Com isso em mente, analise os dois cartuns a seguir para responder às questões 6 a 9.
CARTUM 1
Fonte: https://br.ifunny.co/picture/cas-midas-medusa-um-encontro-muito-breve-EDjaHY0z9
CARTUM 2
Fonte: https://pt.memedroid.com/memes/detail/1509584
Obrigatória
Nota: 1 6 O cartum 1 mostra intertextualidade com duas personagens da mitologia grega: a Medusa e o Rei Midas. Ao passo que o Rei Midas se transforma em uma estátua de pedra ao olhar para a Medusa, ela se transforma em ouro ao ser tocada por ele. É possível utilizar diferentes justificativas sobre a compreensão do humor desse cartum. Analise quais delas fazem sentido.
I. Se considerarmos que o humor do cartum depende do conhecimento prévio dos leitores, a intertextualidade se caracteriza como implícita.
II. É possível compreender o humor do cartum somente pelas ilustrações, mas a legenda está presente para auxiliar as pessoas que não conhecem mitologia grega.
III. Sob a justificativa de que a Medusa e o Rei Midas são personagens canônicas, o humor do cartum caracteriza-se como intertextualidade explícita.
Está correto o que se afirma apenas em:
A) II. B) III. C) I e III. D) II e III. E) I, II e III. Obrigatória
Nota: 1 7 No cartum 2, temos outra personagem da cultura pop interagindo com a Medusa: trata-se de Rocha, um dos integrantes do grupo de super-heróis "Quarteto Fantástico". Esta personagem talvez seja um pouco mais conhecida do público do que o Rei Midas, visto que o "Quarteto Fantástico" compõe várias HQ's de sucesso em todo o mundo e, em 2005 e em 2007, foram lançados dois filmes sobre suas aventuras. Julgue as informações a seguir com base nos elementos do cartum.
A) O humor do cartum consiste no fato de que Rocha não enxerga, de modo que a Medusa não o afeta com seus poderes. B) A oposição entre "vilão" e "herói" não ocorre no cartum, visto que as duas personagens têm características físicas peculiares. C) O humor do cartum consiste no fato de que Rocha já é feito de pedra, de modo que a Medusa não o afeta com seus poderes. D) A fala de Rocha é dispensável para a compreensão do humor do cartum, pois seu corpo feito de pedra já é o suficiente para o público. E) O número "4" presente no cinto de Rocha remete ao grupo "Quarteto Fantástico", de modo que a identificação da personagem se torna mais fácil para o público. Obrigatória
Nota: 1 8 Ao relacionar os cartuns 1 e 2, que características os dois têm em comum?
A) As duas representam a Medusa como alguém cruel e inescrupulosa. B) Em apenas uma delas, o poder da Medusa é efetivo, causando danos. C) Nas duas, a Medusa interage com um provável par romântico: o rei Midas e Rocha. D) Em apenas uma delas, o poder da Medusa é fator central para a ocorrência do humor pretendido. E) As duas têm finais simbólicos, nos quais a Medusa é derrotada pelos seus oponentes fisicamente. Obrigatória
Nota: 1 9 Como é possível classificar o tipo de intertextualidade presente nos cartuns 1 e 2 em relação à mitologia grega?
A) Enquanto o cartum 1 traz uma paráfrase, o cartum 2 traz uma paródia. B) Os dois cartuns apresentam paródias relacionadas à figura da Medusa. C) Enquanto o cartum 1 traz uma citação, o cartum 2 faz uso de uma paráfrase. D) Os dois cartuns apresentam paráfrases relacionadas à figura mitológica da Medusa. E) Enquanto o cartum 1 traz uma paródia, o recurso de intertextualidade presente no cartum 2 é o da citação. ⚡Missão final A questão bônus é mais desafiadora e vale 2 pontos
Obrigatória
Nota: 2 10 (Enem 2014 - 1ª aplicação)
Na criação do texto, o chargista Iotti usa criativamente um intertexto: os traços reconstroem uma cena de "Guernica", painel de Pablo Picasso que retrata os horrores e a destruição provocados pelo bombardeio a uma pequena cidade da Espanha. Na charge, publicada no período de carnaval, recebe destaque a figura do carro, elemento introduzido por Iotti no intertexto. Além dessa figura, a linguagem verbal contribui para estabelecer um diálogo entre a obra de Picasso e a charge, ao explorar
A) uma referência ao contexto, “trânsito no feriadão”, esclarecendo-se o referente tanto do texto de Iotti quanto da obra de Picasso. B) uma referência ao tempo presente, com o emprego da forma verbal “é”, evidenciando-se a atualidade do tema abordado tanto pelo pintor espanhol quanto pelo chargista brasileiro. C) um termo pejorativo, “trânsito”, reforçando-se a imagem negativa de mundo caótico presente tanto em "Guernica" quanto na charge. D) uma referência temporal, “sempre”, referindo-se à permanência de tragédias retratadas tanto em "Guernica" quanto na charge. E) uma expressão polissêmica, “quadro dramático”, remetendo-se tanto à obra pictórica quanto ao contexto do trânsito brasileiro. Parabéns por concluir essa etapa!
Lembre-se de que você pode fazer mais de uma trilha para reforçar seus estudos ou escolher uma trilha diferente nas próximas aulas.
Até a próxima aula!