No final da década de 1990 , foi apresentada uma proposta de regionalizaçâo do Brasil tendo como critério central o meio técnico-científico-informacional representando "um Brasil que soca, outro que apanha. Um Brasil que saca, outro que chuta. Perde, ganha. Sobe, desce". Sobre essa forma de regionalizaçảo, é correto afirmar que:
a) a Região Amazônica, conhecida como a fronteira do capital no país, possui a maior extensão de desapropriação de terras, com alto contingente populacional, elevado índice de urbanizaçâo e moderna rede de industrialização.
b) a Regiảo Concentrada tem o menor nível de urbanização em relaçảo às demais, pois apresenta um crescimento desigual e combinado, com desigualdades sociais acentuadas e o setor primário com sistema de mecanização rudimentar.
c) a Região Centro-Oeste se caracteriza pela maior biodiversidade, alta difusão das informações e intensidade dos fluxos no meio técnico-cientifico-informacional do país.
d) a Regiâo Nordeste é caracterizada como uma área de povoamento antigo, de perda demográfica, baixo padrảo de consumo e deficitários fluxos de capitais e informações.
e) a Região Sul é caracterizada por seus intensos conflitos sociais, tomando-se a fronteira do capital no país, devido à instalaçảo de grandes projetos e vastos núcleos urbanos em sua extensão territorial.
5. (UFRN-RN, 2013)Os mapas a seguir apresentam duas formas de regionalizaçäo do continente americano.
TMapa 2
MARTINS, D. et al. Geograkia: sociedade e cotidiano. Sho Paulo: Educacional, 2010 . v. 3. p. 8 (adap tado).
Considerando que a regionalização do espaço geográfico se realiza a partir de diferentes critérios, a divisâo regional desse continente representada no:
a) mapa 2 está definida com base em aspectos fisico-ambientais.
b) mapa 1 está baseada em elementos político-territoriais.
c) mapa 1 está definida com base em aspectos socioeconômicos.
d) mapa 2 está baseada em elementos histórico-culturais.