O Acidente Vascular Encefálico Isquêmico (AVEI) é um distúrbio neurológico muito frequente entre os pacientes adultos. Essa doença se destaca não somente por sua alta prevalência, mas também devido às altas taxas de morbidade e mortalidade que apresenta, uma vez que se constituiu como a principal causa de incapacidade permanente em muitos lugares do mundo e no Brasil, se destaca por ser a principal causa de mortes em pessoas acima de 40 anos. Devido à sua importância, é imprescindível que o enfermeiro reconheça a fisiopatologia do AVEI para prestar uma assistência de qualidade a estes pacientes. Assinale a alternativa CORRETA:
A. Ruptura do fluxo sanguíneo encefálico devido ao rompimento de um vaso sanguíneo.
B. Desenvolvimento da cascata isquêmica, que são eventos metabólicos celulares, desencadeados pela elevação do fluxo sanguíneo.
C. Os neurônios são capazes de manter a respiração aeróbica, as mitocôndrias passam para a respiração anaeróbica, que produz grande quantidade de ácido láctico, causando alteração do Ph.
D. As membranas celulares e as proteínas se decompoem, ocorre a vasoconstrição e a liberação de radicais livres aumentando assim a área de infarto, com a lesão e morte das células.
E. Aumento na capacidade do neurônio produzir quantidade de ATP para manter o