O ATP (adenosina trifosfato) é descrito como uma “moeda energética” por ser a molécula que fornece energia para o trabalho celular. A molécula de ATP é composta por um nucleotídeo (adenina) ligado a um açúcar (ribose) e uma cadeia de três grupos fosfatos (grupo fosforilado, como apresentado na imagem abaixo).
VARGAS. Biologia: Biologia e Bioquímica Humana. Núcleo de Educação a Distância Maksuri. PR: Unimaster, 2022.
Considerando as informações apresentadas no texto e na imagem abaixo, responda de forma objetiva: como ocorre a liberação de energia e qual molécula é formada a partir dessa reação?
Descrição da imagem: a estrutura do ATP, no topo, tem a molécula de um fosfato unida a um pentágono verde escuro e dois verdes claros. O ADP está abaixo com o pentágono azul claro e dois verdes claros. Na parte inferior, há uma sequência de três círculos com a letra P dentro, representando os fosfatos, e uma seta indicando a remoção do último fosfato, mostrando a liberação de energia. Ao lado, um raio simboliza a energia liberada. A reação mostra que a remoção do fosfato terminal do ATP libera energia, formando ADP.