O cabeamento de fibra óptica é o outro tipo de cabeamento utilizado em redes, porém, por ter um custo maior, não é tão comumente utilizado como os vários tipos de cabeamento de cobre. Mas o cabeamento de fibra óptica tem certas propriedades que o tornam a melhor opção em determinadas situações, justificando o investimento neste tipo de tecnologia. O cabo de fibra óptica permite a transmissão de dados em distâncias maiores e com maiores larguras de banda do que qualquer outra mídia de rede.
Rota Infraestrutura de Redes Locais – Aula 1 – Tema 2.
A partir das características das fibras do tipo monomodo e do tipo multimodo, analise as aplicações descritas abaixo, identificando quais são efetivamente os cenários de aplicação de cada um dos tipos de fibras ópticas.
I. As fibras monomdo (SMF) possuem um núcleo menor do que as fibras multimodo (MMF), utilizando um transmissor do tipo laser, e com um maior alcance.
II. Com a utilização de um transmissor do tipo Laser é possível obtemos um alcance maior da rede, tanto com a fibra monomodo quanto com a fibra multimodo.
III. As fibras multimodo (MMF) possuem um núcleo maior do que as fibras monomdo (SMF), utilizando um transmissor do tipo led, com um menor alcance.
IV. Uma das diferenças entre as fibras monomdo e multimodo é a dispersão, o que é maior na fibra do tipo multimodo, limitando o alcance da rede com este tipo de fibra.
É correto apenas o que se afirma em
A I e II.
B II e III.
C III e IV.
D I, II e IV.
E I, III e IV.