O diagnóstico do Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) é feito com base no quadro clinico, nas alterações eletrocardiográficas e nos exames laboratoriais, ou seja, na elevação dos marcadores bioquímicos de necrose.
Elaborado pelo professor, 2024.
Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. A troponina tem como função a regulação da contração do miocárdio pela regulação da actina e miosina e são consideradas padrão ouro no diagnóstico de infarto agudo do miocárdio pela alta especificidade das suas frações.
II. A mioglobina é uma proteína de baixo peso molecular, ocorre sua elevação nas primeiras 10h do infarto, tornando-a específica. Sua metodologia de análise está relacionada com a cromatografia cinética.
III. A levação da CK-MB é indicativo de lesão no miocárdio, uma vez que mesmo sendo uma isoenzima sua maior concentração encontra-se no coração. Sua concentração eleva-se 4 à 8 horas após a dor precordial, atingindo seu pico de 12 a 24 horas.
IV. A Lactato Desidrogenase aumenta sua concentração no início do processo danoso ao miocárdio, provocando de imediato a dor irradiada no peito.
V. A análise do TAP é fundamental na escolha para controle da terapia oral anticoagulante, uma vez que, a formação do coágulo de fibrina se inicia pela ativação do fator VII dependente de vitamina K.