Baixe o app do Guru IA

Android e iOS

Foto de perfil

Raphaela

estudos gerais06/04/2025

O sangue fetal é levado à placenta pelas artérias umbilicais...

O sangue fetal é levado à placenta pelas artérias umbilicais, de onde retorna oxigenado para o feto pela veia umbilical. Nesse caso, as artérias levam sangue venoso, e a veia traz sangue arterial. O sangue trazido pela veia umbilical, ao chegar ao fígado, é drenado pelo ducto venoso para a veia cava inferior e daí para o átrio direito.

Parte do sangue passa para o ventrículo direito, mas a maior parte atinge o átrio esquerdo pela comunicação entre ambos pelo forame oval e o septum secundum . Pelo ventrículo direito, o sangue sai do coração via tronco pulmonar. A maior parte do sangue contido na artéria pulmonar é desviada diretamente para a aorta pelo ducto arterioso, uma vez que os pulmões ainda não são funcionais. O sangue que entra no ventrículo esquerdo sai do coração pela aorta.

Imediatamente após o parto, a circulação placentária é interrompida, o ducto arterioso é fechado fisiologicamente, o septum secundum é empurrado em direção ao septum secundum e a comunicação entre os átrios sofre uma obliteração inicial fisiológica.

Quando o recém-nascido começa a respirar, seus pulmões se expandem e as arteríolas e os capilares se dilatam. Dessa forma, a resistência vascular diminui, o que permite que o maior volume sanguíneo que percorre o tronco pulmonar se desvie para as artérias pulmonares. As mudanças do padrão circulatório não são abruptas, pois estendem-se pela primeira infância.Com base nesse texto e no esquema representativo da circulação fetal e neonatal, cite as cinco principais mudanças no padrão circulatório do feto para o recém-nascido.

Envie suas perguntas pelo App
Google Play
App Store
Equipe Meu Guru

Prefere sua atividade resolvida por um tutor especialista?

  • Receba resolvida até o seu prazo
  • Converse com o tutor pelo chat
  • Garantia de 7 dias contra erros