Os agentes anticolinesterásicos (anti-ChE) são considerados colinomiméticos de ação indireta, uma vez que o bloqueio da enzima acetilcolinesterase (AChE) produz elevação das concentrações de ACh nas proximidades das terminações nervosas colinérgicas e, assim, são potencialmente capazes de exercer efeitos equivalentes à estimulação excessiva dos receptores colinérgicos em todo o sistema nervoso central e no periférico.
DELUCIA, R. et al. Farmacologia integrada. 3. ed. Rio de Janeiro: Revinter, 2007.
Em relação aos agentes anticolinesterásicos, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1:
Os compostos reversíveis, como os organofosforados, sintéticos apresentam a propriedade de ligar-se covalentemente à AChE.
Alternativa 2:
A tacrina, galantemina, donepezila e rivastigmina têm maior afinidade pela AChE e não atravessam facilmente a barreira hematoencefálica.
Alternativa 3:
Entre os agentes irreversíveis, temos os de curta duração de ação como o edrofônio, eles se ligam ao sítio aniônico da enzima e agem por alguns minutos.
Alternativa 4:
A fisostigmina é usada no tratamento do glaucoma, e da atonia da bexiga e intestino, a neostigmina e a piridostigmina podem ser utilizadas no tratamento da miastenia grave.
Alternativa 5:
Os anticolinesterásicos são subdivididos segundo a estabilidade do complexo enzima-fármaco em agentes reversíveis (organofosforado) e irreversíveis (edrofônio).