" Os desafios para manter um sistema de saúde pública no Brasil".
Embora a constituição de 1988 afirme que todos os cidadãos possuem direito ao sistema de saúde pública nota-se que essa garantia não acontece adequadamente, pois caminhos ainda precisam ser traçados para promover a permanência do sistema de saúde. isso ocorre devido ao sistema não ser tão eficiente quanto precisa ser, apesar dos impostos serem investimentos para esse problema. Logo, medidas são necessárias para alterar esse quadro. sob esse viés, há de constatar a débil ação governamental, enquanto mantedora desse impasse nesse sentido, o filósofo Thomas Mobbes, em seu livro" Leviatã", defende a incumbência da entidade do Estados representada por um monstro marinho- em proporcionar meios que visam a harmonia social, mediante ações coletivas entre autoridades. Todavia, nota-se a escarsser de medidas aderidas pela federação, tais como apresentar campanhas nas emissoras de televisão em determinados horários para que o máximo de cidadãos possam assistir e entender o que se passa.
Destarde, essa negligência representa uma das causas do problema,
Ademais, é preciso considerar o fator grupal. De acordo com o ilustre filósofo alemão Jurgen Habermas, a razão comunicativa, ou seja, o diálogo, constitui uma etapa fundamental do
desenvolvimento social. nesse interim, a falta de estímulo ao debate na mídia social, escola e família a respeito da carência em manter o sistema de saúde pública, cabe o poder transformar da deliberação e, consequentemente, ocasiona a formação de indivíduos sem pensamento crítico e empatia. por esse motivo, fomentam a disseminação de informações não comprovadas juntamente com a falta de apoio do Estado em relação ao ocorrido. em vista disso, discorrer criticamente a problemática é um dos passos para a consolidação do progresso sociocultural hamaseano.
Portanto, é irrefutável a importância da mídia como disseminadora de informações e o poder do estado na solução do problema. A esse respeito, é de extrema seriedade a ação do Congresso Nacional na elaboração de uma legislação que promova uma alternativa para que o sistema de saúde não enfrente mais problemas sendo eles financeiros ou informativos, por meio de reuniões com especialistas em economia, com o fito de mitigar o problema e, futuramente, restaurar o progresso Nacional. Assim, o Brasil reverterá o estado de saúde pública precária e irá garantir a ordem social.