Os eicosanoides são uma classe de substâncias lipídicas bioativas derivadas do ácido araquidônico e que desempenham papéis fundamentais na regulação de várias funções fisiológicas e patológicas no organismo. Os principais tipos de eicosanoides incluem as prostaglandinas, os tromboxanos e os leucotrienos. Eles são sintetizados a partir do ácido araquidônico por diferentes enzimas, como a cicloxigenase (COX) para produzir prostaglandinas e tromboxanos, e a lipoxigenase (LOX) para produzir leucotrienos.
(GOLAN, D. E.; JUNIOR TASHJIAN, A. H.; ARMSTRONG, E. J.; ARMSTRONG, A. W. Princípios de Farmacologia: A Base Fisiopatológica da Farmacoterapia. 2.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009).
Sendo assim, assinale a alternativa correta com relação aos efeitos dos eicosanoides e os fármacos relacionados com a inflamação:
I . Durante os 30 dias de glicocorticoidoterapia o paciente pode apresentar tendência à hiperglicemia, imunossupressão e redução da capacidade de cicatrização.
II. O TXA2 produzido pelas plaquetas via COX-1, exibe um importante papel na agregação plaquetária, o AAS é um fármaco que inibe as COX, reduzindo a agregação plaquetária nas menores concentrações.
III. Os celecoxibes são altamente seletivos e atuam inibindo exclusivamente a COX-1, pois produzem excelente ação anti-inflamatória e não favorecem a formação de trombos.