Os ovos são ricos em proteínas de alto valor biológico, sendo muito utilizados no dia a dia em diversas preparações culinárias devido a seu baixo custo, seu valor nutricional e sua ampla variedade de aplicação culinária. Para o preparo de ovos cozidos, para que não se forme o anel esverdeado ao redor da gema, que resulta da formação do sulfeto de ferro (ferro presente na gema e enxofre presente na clara), é necessário:
A) respeitar o tempo de cozimento a partir do ponto de ebulição (entre 10 e 12 minutos), bem como evitar o cozimento excessivo (acima de 15 minutos) e não realizar o esfriamento imediato do ovo após o cozimento.
B) respeitar o tempo de cozimento a partir do ponto de ebulição (entre 10 e 12 minutos), bem como evitar o cozimento excessivo (acima de 15 minutos) e realizar o esfriamento imediato do ovo após o cozimento.
C) respeitar o tempo de cozimento a partir do ponto de ebulição (entre 4 e 5 minutos), realizar o cozimento excessivo (acima de 30 minutos) e realizar o esfriamento imediato do ovo após o cozimento.
D) respeitar o tempo de cozimento a partir do ponto de ebulição (entre 10 e 12 minutos), realizar o cozimento excessivo (acima de 30 minutos) e realizar o esfriamento imediato do ovo após o cozimento.