POLÍTICA DO CAFÉ COM LEITE
Política do Café com Leite é uma expressão utilizada para caracterizar um procedimento político típico de um periodo da história do Brasil denominado de República Oligárquica (1898 a 1930). Esse procedimento consistia na alternância no cargo de Presidente da República entre as oligarquias dos dois estados mais poderosos da época, o estado de São Paulo e o estado de Minas Gerais. Para compreendermos como esse procedimento foi viável, é necessário que saibamos o efeito que teve a opção do Brasil pelo sistema federativo naquela época. Sistema federativo e descentralização do poder Com a Proclamação da República, em 15 de novembro de 1889, a organização politica do Brasil mudou estruturalmente. Durante o Período Imperial, a política era centralizada no gabinete do Imperador, e o pais era administrado regionalmente pelos presidentes de provincias. O poder central era exercido pela própria figura do imperador por meio do Poder Moderador.
O regime republicano, inspirado no modelo dos Estados Unidos e, em parte, no modelo positivista de Auguste Comte, descentralizou o poder. As antigas províncias converteram-se em estados da Federação, com autonomia para decisóes políticas, econômicas e militares - tudo isso garantido pela primeira lei máxima de nossa Primeira República, a Constituição de 1891. Como assinala Boris Fausto, em sua História do Brasil:
A GUERRA DO CONTESTADO
foi um conflito armado que ocorreu na região da fronteira entre o Paraná e Santa Catarina entre os anos de 1912 e 1916. A Guerra do Contestado foi um conflito armado que ocorreu na regiäo Sul do Brasil, entre outubro de 1912 e agosto de 1916. O conflito envolveu cerca de 20 mil camponeses que enfrentaram forças militares dos poderes federal e estadual. Ganhou o nome de Guerra do Contestado, pois os conflitos ocorrem numa área de disputa territorial entre os estados do Paraná e Santa Catarina.
1)quais os elementos usados pelos coronéis para obtenção de votos ?