Questão 1
Os radicais livres são átomos e moléculas com elétrons não pareados, extremamente reativos, como os radicais superóxido e hidroxila. Também temos moléculas que são precursoras de radicais livres, como o peróxido de hidrogênio. Como a maioria dos radicais livres e precursores é derivada do metabolismo do oxigênio, utilizamos o termo espécies reativas de oxigênio. Os radicais livres estão envolvidos em danos oxidativos de lipídeos, proteínas e DNA. Nos organismos aeróbicos, é necessário que haja equilíbrio entre a produção de espécies reativas de oxigênio e a sua neutralização. Por isso, é tão importante o sistema antioxidante para esses organismos.
Tomando como referência os radicais livres e o sistema antioxidante, julgue as afirmativas a seguir em (V)
Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) Os radicais livres podem provocar mutações no DNA e alterações na estrutura das proteínas. prejudicando as suas funções. Por isso, os danos oxidativos gerados pelos radicais livres estão associados à mutagênese, carcinogênese e envelhecimento.
( ) A superóxido dismutase catalisa a conversão do radical livre superóxido em peróxido de hidrogênio. um composto não reativo, mas que é um precursor de radical livre. A catalase, por sua vez, catalisa a conversão do peróxido de hidrogênio em água e oxigênio.
( ) A redução do oxigênio em água pelos elétrons transferidos pelo Complexo IV na cadeia respiratória ocorre em apenas uma etapa, sem risco de formação de intermediários que sejam radicais livres ou seus precursores.
( ) Duas moléculas de glutationa reduzem o peróxido de hidrogênio à água, em uma reação catalisada pela glutationa peroxidase, resultando em glutationa oxidada. Em seguida, a glutationa oxidada é regenerada pela ação da glutationa redutase e de NADPH.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.