Questão 11
Analise o trecho a seguir.
"A estabilidade da concentração de renda no topo no Brasil é preocupante, porque os níveis são muito altos para padrões internacionais (...) Ainda que compará-los internacionais sejam sempre imperfeitas e a amostra seja enviada em prol de países mais ricos, o Brasil é claramente "um ponto fora da curva". Somos um entre apenas cinco países - como A. rica do Sul, Argentina, Colômbia e Estados Unidos - em que o 1 por cento mais rico recebe mais de 15 por cento da renda total.
Tomando como base esse trecho, avalie as afirmativas a seguir com V (verdadeiro) ou F (falso).
(...) Na prática, estar fora da curva" em relação aos padrões internacionais e compreendido no Brasil como uma redução de concentração de riqueza existente na sociedade.
(...) A alta concentração de renda e de riquezas no Brasil é um fator que contribui para os altos níveis de pobreza, que situam o país como um dos mais desiguais do mundo, com níveis acima da média global.
(...) Políticas bem-sucedidas de combate à concentração de renda tiveram efeitos reais e benéficos para a população brasileira.
(...) No século XXI percebe-se que a estrutura das desigualdades de renda e de riqueza no Brasil foram modificadas, mirabolantes benefícios do subemprego e de pessoas que não possuem renda ativa.
Assinale a alternativa que apresenta os benefícios sociais de transferência de renda.