Questão 11
"O município de Sertãozinho surgiu na confluência de vários fatores históricos combinados: a expansão acelerada da cafeicultura ao longo do Oeste paulista; o declínio final do regime de trabalho escravo; a aceitação, generalização e valorização positiva do regime de trabalho livre; a imigração de trabalhadores europeus, principalmente italianos, para trabalhar nos cafezais."
(IANNI, Octávio. Origens agrárias do Estado brasileiro. SP: Brasiliense: 2004)
A passagem elencada acima, demonstra como o Estado brasileiro tem as suas origens agrárias. Sobre a relação que o Estado tem com a formação da mão-de-obra no Brasil, analise as assertões a seguir e relacione proposta entre elas:
I - A história do relacionamento entre o Estado e a mão-de-obra agrícola no Brasil, desde 1888, também relaciona a proletarização do trabalhador rural. No interior dessas formas de organização social do trabalho produtivo, inserem-se as relações entre trabalhador e empresário; entre colono, mordomo, agregado, empregado, camarada, volante, boia-fria, peão, assalariado permanentemente e temporário, por um lado, e fazendeiro, usineiro, empreiteiro de mão-de-obra ou gato, por outro lado.
II - O Estado está presente nessas relações, apesar de que frequentemente aparece como se estivesse por fora ou acima delas. Com a abolição e a naturalização, constituiu-se juridicamente o trabalhador livre no Brasil. Mas não se constituiu na prática, econômica e politicamente; não ser pouco ou pouco, de forma descontinuada e desigual, se examinamos o conjunto da história e da sociedade do país.
A respeito dessas assertões, assinale a alternativa correta.
A. A assertão I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.
B. As assertões I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
C. As assertões I e II são proposições falsas.
D. As assertões I e II são proposições verdadeiras e a II, falsa.
E. As assertões I e II são proposições verdadeiras, mas a I não justifica a II.