Questão 7
A melatonina é um hormônio secretado pela glândula pineal localizada no cérebro, e é responsável pelo nosso controle circadiano. A secreção de melatonina inicia-se ao anoitecer, ajudando na preparação do sono com encerramento ao despontar do dia. O hormônio é um regulador do relógio biológico e pode ser indicado para pessoas com dificuldades para dormir e manter um sono com qualidade durante uma noite.
Julgue as afirmativas a seguir com V para verdadeiro ou F, para falso.
( ) A melatonina é um hormônio produzido pela glândula pineal que controla o ciclo claro-escuro, portanto altas concentrações do hormônio são disponibilizadas no período da noite e começam a cair no raiar do dia. Encontra-se aumentada em pacientes idosos.
( ) A melatonina é sintetizada a partir da conversão do triptofano em serotonina. Sua secreção acontece no período noturno, duas horas antes do horário habitual de dormir e atinge picos plasmáticos por volta das três ou quatro horas da manhã, a depender de cada indivíduo.
( ) O mecanismo de ação da melatonina envolve o nervo óptico, o hipotálamo lateral, sinapse com o gânglio cervical posterior e, por sua vez, as fibras pré e pós-ganglionares na medula espinhal que chegam à glândula pineal. A exposição à luz brilhante aumenta a síntese da melatonina e também a variação do humor pode influenciar na sua disponibilidade do hormônio.
( ) O uso de hipnóticos produz sonolência e fadiga que induzem um sono mais rápido e não natural, enquanto o uso de melatonina apresenta uma leve sedação e anestesia, com aumento da sonolência e sua manutenção por um tempo prolongado. A melatonina não reproduz o efeito de sonolência e fadiga durante o dia, queixa comum de pacientes em uso de hipnóticos.
Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.