sinalização celular é a forma como uma célula comunica-se com outra a partir de sinais por elas emitidos. Esses sinais serão determinantes para o bom funcionamento celular.
Para que a sinalização celular ocorra, é importante a presença de alguns elementos: a célula sinalizadora, a molécula sinalizadora e a célula-alvo. A célula sinalizadora é aquela responsável pela produção da molécula sinalizadora, a qual, por sua vez, será responsável por levar informações entre as células. Já a célula-alvo receberá a molécula sinalizadora, que se ligará a receptores específicos. Esses receptores podem estar na membrana ou no interior da célula.
Em relação aos receptores, encontramos uma classe denominada de receptores acoplados à proteína G. Estes receptores, os quais são proteínas, são conhecidos por 7 hélices, vi que, parte de sua sequência de aminoácidos está totalmente imersa em uma membrana lipídica. Vejamos na figura um exemplo destes receptores:
Assim, podemos considerar corretamente que a maioria dos aminoácidos do receptor, que se encontram inseridos na membrana lipídica, possuem cadeias laterais:
A
apolares, visto que a membrana lipídica é um ambiente hidrofóbico.
polares, visto que a membrana lipídica é um ambiente hdirofóbico.
C
igualmente distribuídas entre apolares e polares, visto que a sequência primária de uma proteína não interage com o ambiente onde ela está inserida.
D
polares, visto que a membrana lipídica é um ambiente hidrofílico.
apolares, visto que a membrana lipídica é um ambiente hidrofílico.