Sobre o trabalho, Karl Marx (1989) faz a seguinte análise: O homem atua sobre a natureza externa e a modifica concomitante ao mesmo tempo em sua prórpia natureza é modificada. Por meio da venda de sua força de trabalho, busca suprir suas necessidades básicas pra existência. O desenvolvimento do trabalho surge aos olhos de Marx, como condição necessária para que o homem possa ser livre, mais dono de si. Entretanto, ele verifica que em sua contemporâniedade, o trabalho assumiu características diferentes pensadas: os homens produzem os bens materiais, mas não se realizam como seres humanos em suas atividades.
A partir de uma avaliação sobre essa declaração, assinale V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas as afirmativas.
( ) O surgimento da “classe operária” decorreu do crescimento da consciência de identidade de interesses entre todos os diversos grupos de trabalhadores que se manifestavam contra os interesses da burguesia e axploração do trabalhador.
( ) O trabalho está caracterizado por ser uma atividade concreta realizada por seres vivos, que modificam a natureza em busca de satisfazer às suas própria necessidades.
( ) O surgimento da divisão do trabalho, que culminou com o aparecimento da classe operária foi, na sua essência, um fato simplesmente econômico resultante do sistema fabril e das novas condições de trabalho.
A alternativa que contém a sequência correta, é:
Escolha uma opção: