Um consultor de vendas de um estabelecimento de produtos de construção percebeu, em uma cerâmica, um desenho que lembrava as obras do grande artista gráfico holandês Maurits Cornelis Escher (1898-1972). Curioso, resolveu pesquisar sobre o artista, descobrindo que ele desenvolveu suas obras por meio das técnicas de xilogravura e litogravura. As obras são consideradas incomuns, pois ele trabalhou com diversas perspectivas, gerando ilusão ótica no espectador. Escher é considerado um artista matemático pela presença marcante de objetos geométricos em suas obras. A obra que despertou a curiosidade do consultor é denominada “Oito cabeças”, observe a seguir.
Descrição para acessibilidade: Obra “Oito cabeças”, do artista Escher. Há cabeças e rostos de homens e mulheres em linhas horizontais. Na mesma linha, só constam mulheres ou homens, intercalando com as mesmas cabeças para baixo.
Figura – Simetria na arte de Escher
Fonte: https://pt.wahooart.com/@@/5ZKD39-Maurits-Cornelis-Escher-oito-cabe%C3%A7as. Acesso em: 15 ago. 2022
O consultou relacionou o desenho com o que estava estudando na escola e se questionou sobre quais transformações simétricas existem na obra. A qual conclusão ele chegou