Uma ponte levadiça de um castelo medieval é aberta. Essa ponte é constituída por uma placa retangular lateralmente articulada (A) e que pode ser apoiada no barranco do fosso em uma viga de aço (B). O içamento dessa placa é realizado por meio de um par de correntes fixas nas suas extremidades.
Considere que a massa da placa, que é homogênea, seja de 5 toneladas, que a distância entre os pontos A e B, que estão alinhados horizontalmente, seja de 6 metros, que a massa das correntes seja desprezível e despreze quaisquer atritos. Adote g = 10 m/s^2.
A) suponha que a ponte esteja totalmente aberta e que as correntes estejam frouxas, ou seja, que a placa estsja simplesmente apoiada na dobradiça A e na viga de apoio B. Determine, as intensidades das normais NA s NB respectivamente aplicadas pelos apoios A e B na ponta, em Newtons.
No instante que a ponte inicia seu fechamento, as duas correntes estão igualmente tracionadas e a borda direita da ponte, que ainda se encontra horizontalmente posicionada, não está mais apoiada na viga B. Considere que G represente o centro de massa da placa e que sen α = 0,8 e cos α = 0,6.
C) Determine a intensidade da força F que o apoio A aplica na placa, em Newtons.