Segunda chave de leitura crítica ao Positivismo: Utilitarismo. A leitura hegemônica da ciência revela uma postura utilitarista como fonte do retorno positivista. O utilitarismo, muito presente nas obras de outro escritor positivista Stuart Mill, segue a proposta desenvolvimentista. Comum nesses ideais é o conceito de que a posse do conhecimento dos fenômenos torna possível prevê-los e até modificá-los para o benefício social. Essa proposta pode ser lida pela famosa expressão “ciência, logo previsão; previsão, logo ação.
LIMA, Eduardo Sales de. Pensamento Crítico. Maringá/PR: Unicesumar, 2021.
Considere o texto sobre a segunda chave de leitura crítica. Com base nisso, analise as asserções a seguir e a relação entre elas.
I. O utilitarismo, presente nas obras de escritores como Stuart Mill, desempenhou um papel significativo no contexto do retorno positivista na ciência, destacando a utilidade do conhecimento para o benefício social.
PORQUE
II. A proposta utilitarista enfatiza que o conhecimento dos fenômenos e possibilita prever e influenciar eventos em prol da sociedade, como exemplificado na expressão "ciência, logo previsão; previsão, logo ação".
Assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.