O enunciado da lei ou princípio de Hardy-Weinberg postula que:
"Para qualquer lócus gênico, as frequências relativas dos genótipos, em populações de cruzamentos ao acaso (panmíticas), permanecem constantes, de geração a geração, a menos que certos fatores alterem esse equilíbrio" (BORGES OSÓRIO; ROBINSON, 2013, p. 254).
Esses fatores são chamados de evolutivos: mutação, seleção, deriva genética e migração. Com relação aos fatores, analise as afirmações a seguir:
I. Seleção estabilizadora é caracterizada por uma população com características genéticas determinadas após sucessivas gerações, em que ambos os extremos são prejudicados.
II. A adaptação evolutiva favorece os indivíduos bem adaptados às condições ambientais, selecionando negativamente indivíduos que apresentem características extremas.
III. A seleção direcional é quando ocorrem mudanças que favorecem a substituição de fenótipo por outro mais vantajoso, como a seleção de linhagens de insetos resistentes a determinados inseticidas.
IV. A seleção disruptiva é aquela na qual os fenótipos extremos são os favorecidos, enquanto os intermediários são os prejudicados, o que conduz à diversificação da população.
Está correto o que se afirma em:
A.
I e II.
B.
I e IV.
C.
I e III.
D.
III e IV.
E.
I, II e IV.