Segundo Cunha (2002), a ocupação da Região Centro-Oeste, pode ser compreendida a partir de quatro contextos históricos distintos: do início da colonização até o século XVII, do século XVII até o século XX; a Era Vargas e as décadas de 1960/70.
Destacamos os quatros contextos históricos na Coluna 1.
Coluna 1
I. Do início da colonização até o século
II. Do século XVII até o século XX.
III. Era Vargas.
IV. Décadas de 1960/70.
Associe corretamente os contextos históricos da região centro-oeste indicadas na Coluna 1 às suas respectivas características expostas na Coluna 2.
Coluna 2
A. Nesse período, com intuito de promover a integração de todo o território nacional, os governos militares intensificam as políticas de ocupação do Centro-Oeste, a partir de um processo de modernização da agricultura relacionado a programas de colonização.
B. Época marcada pela ocupação descontínua, relacionada, em um primeiro momento com as rotas das entradas e bandeiras, e posteriormente com a atividade mineradora, que estabeleceu uma ocupação dispersa baseada na atividade da pecuária.
C. Esse momento, a área que hoje conhecemos como região Centro-Oeste era ocupada exclusivamente por povos nativos.
D. Inicia-se, no Centro-Oeste as políticas de incentivo a ocupação do território, que ficou conhecida como “Marcha para o Oeste”, tentativa essa que esbarrou na falta de infraestrutura, que não permite o desenvolvimento econômico da região.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta da associação entre as colunas.
Selecione uma alternativa:
a)
I - A; II - B; III – C; IV – D.
b)
I - B; II - A; III – D; IV – C.
c)
I - A; II - C; III – D; IV – B.
d)
I - D; II - B; III – C; IV – A.
e)
I - C; II - B; III – D; IV – A.