Questao 15
Em um experimento hipotético, um pesquisador mantém o microorganismo Hypoteycus hypotetico em um meio de cultura deficiente em glicose, mesmo sabendo que tal microorganismo depende desse sacarídeo para o seu crescimento. Por outro lado, o pesquisador adiciona galactose ao meio, como fonte alternativa de carbono. Ao criar um ambiente adverso, o pesquisador consegue simular um processo evolutivo neste experimento, denominado evolução dirigida. Sobre o processo evolutivo ocorrido no contexto desse experimento, pode-se afirmar:
A) Um processo Darwiniano aplica-se à evolução de espécies superiores e não pode ser usado no contexto de microrganismos.
B) A escolha de um microrganismo para realizar o experimento é adequada, pois os microrganismos têm, em geral, ciclos de vida curtos, possibilitando analisar diversas gerações em curto espaço de tempo.
C) O experimento realizado simula um processo de evolução ao introduzir uma. condição de estresse e uma pressão seletiva. Contudo, não é um experimento de execução possível.
D) Ao limitar a fonte de carbono principal para o microorganismo hipotético e disponibilizar uma fonte de carbono alternativa (não empregada originalmente pelo organismo), o pesquisador introduz uma pressão seletiva, o que não se observa em um processo Darwiniano.
E) É incorreto afirmar que determinados organismos, sob condição de estresse, podem sofrer embaralhamentos em regiões do seu DNA, favorecendo o surgimento de genes que lhes confirmam vantagem adaptativa.