Estruturas político-administrativas
As principais instituições políticas e jurídicas implementadas pela Espanha nos vice-reinos foram:
• Governadoria: os governadores, ou adelantados, eram os principais representantes da Coroa antes da fundação dos vice-reinos. A autoridade militar, jurídica e administrativa dos adelantados era ampla. Com o crescimento da autoridade do vice-rei, eles foram gradualmente perdendo poder nas regiões centrais das colônias.
• Audiência: presidida por um juiz, era uma espécie de tribunal judicial supremo que podia acumular poderes administrativos. A aplicação da justiça em cada vice-reino estava dividida territorialmente entre várias audiências.
Me ajuda a fazer uma elaboração
O resto deo texto e Alcaldia mayor ou corregimiento, subdivisão juridica e administrativa dos vice-reinos em grupos regionais de vilas ou cidades.
Cabildo ou conselho: governo municipal estabeleci- do em cada cidade ou vila. Tinha por função regular a vida dos habitantes, fiscalizar as propriedades públi- cas, resolver conflitos com as vilas indígenas, organizar o pagamento dos tributos e cuidar do abastecimento e da administração pública. Os integrantes dos cabil- dos escolhiam os membros da alcadia mayor e eram compostos das elites locais, formadas por espanhóis e criollos, filhos de espanhóis nascidos na América.
• República de Indios: conjunto de cidades, vilas e po- voados indígenas subordinado aos espanhóis. As re- públicas organizavam-se em grupos associados a uma cidade ou vila principal. Cada um deles se relacionava com o governo espanhol por meio de um corregedor de indios, autoridade normalmente originada da no- breza indígena.