Os atos de navegação britânicos de 1651 e 1660 são bons exemplos dessa política. Os bens importados para a Grã-Bretanha e para as colônias tinham de ser transportados em navios ingleses ou coloniais [...]. Certos produtos das colônias tinham de ser vendidos somente para a Inglaterra e outros tinham de chegar à Inglaterra antes de serem enviados para países estrangeiros. As importações estrangeiras para as colônias eram restritas ou proibidas. A fabricação colonial era restrita ou ilegal, em alguns casos, de modo que os territórios dependentes permanecessem fornecedores de matérias-primas de baixo custo e importadores de bens manufacturados.
O documento Atos de Navegação, assinado em 1651 por Oliver Cromwell, pode ser entendido como
Assinale a afirmativa correta
A) uma forma encontrada por Cromwell para fortalecer a economia e a marinha mercante inglesa, que passou a dominar os mares no norte europeu.
B) um item que acabou por prejudicar os membros da burguesia, ao dar mais poder à marinha inglesa.
C) uma medida que aproximou a Inglaterra da Holanda, sua principal parceira comercial.
D) um documento que acabou por enfraquecer a economia inglesa, visto que, através dos Atos de Navegação, foram cortadas relações comerciais com outros países.
E) uma medida desesperada do governo inglês para restabelecer o comércio com as colônias americanas, que haviam entrado em declínio durante a Guerra Civil Inglesa.