O que é expedição?
O processo de expedição é aquele que envolve a saída dos produtos do estoque para o transporte até o destino final. Ela engloba desde a separação e a conferência dos itens até o carregamento e a emissão dos documentos fiscais e de transporte.
Em outras palavras, é o último contato do armazém com a mercadoria, pois a partir dali ela será conduzida para as empresas que realizam o translado para o consumidor final.
Quer um exemplo? Imagine que um cliente fez uma compra online. O setor de expedição de mercadorias selecionará o produto, fará a embalagem apropriada e enviará para o endereço do cliente por meio de uma transportadora.
Esta etapa é fundamental para garantir a satisfação dos clientes, pois é ela que determina o prazo e a qualidade da entrega.
Além disso, impacta nos custos e na rentabilidade da cadeia logística, pois envolve recursos humanos, materiais e financeiros.
Entendeu o que é expedição na logística? Então vamos ver se esta etapa se confunde ou não com a emissão.
Emissão e expedição são a mesma coisa?
Algumas pessoas defendem que expedição é o mesmo que emissão no processo logístico.
Porém, há quem entenda que a segunda faz parte da primeira.
Emissão seria o ato de emitir os documentos necessários para a saída dos produtos, como a nota fiscal eletrônica (NF-e), o conhecimento de transporte eletrônico (CT-e) e o manifesto eletrônico de documentos fiscais (MDF-e).
Como visto, o processo de envio de produtos também envolve outras atividades além da emissão, como a preparação do produto, o acondicionamento, o carregamento e a liberação do veículo.
Como funciona a expedição logística?
A expedição logística pode variar de acordo com o tipo de produto, o segmento de mercado e as características da operação. No entanto, de forma geral, ela segue algumas etapas básicas, que são:
Planejamento e organização
O planejamento e a organização são essenciais para garantir uma atividade eficiente e sem erros. Qual será a ordem e o prazo de entrega? E a velocidade do frete?
É preciso, por exemplo, obedecer aos critérios de separação escolhidos pelo setor. Isso pode envolver prioridade, destino, volume, peso e outros fatores.
Neste momento, o supervisor de expedição e sua equipe terão uma série de tarefas.
Faça um resumo do texto a cima.