Os meios de cultura também podem ser classificados como meios de transporte e conservação, meios para teste de sensibilidade aos antimicrobianos, meios seletivos, meios diferenciais e meios de enriquecimento. Sobre o assunto, assinale a alternativa CORRETA:
O ágar-sangue é um meio de cultura sólido composto, principalmente, por sangue desfibrinado de carneiro ou de coelho e uma mistura de peptonas. Trata-se de um meio de cultura pobre em nutrientes que permite o crescimento da maioria dos microrganismos (com exceção de alguns fastidiosos), logo, é um meio seletivo.
O ágar MacConkey é um meio de cultura liquido composto, principalmente, por cristal violeta, sais biliares e peptonas. Este é um meio seletivo, pois nele crescem somente as bactérias gram-negativas, já que o cristal violeta inibe o crescimento das bactérias gram-positivas.
O ágar-chocolate, que recebe esse nome pela sua cor marrom, é um meio de cultura semi-sólido composto unicamente por sangue lisado de coelho, cavalo ou carneiro.
O ágar Thayer-Martin chocolate é uma modificação do ágar-chocolate, com a diferença de ser suplementado com antibióticos (colistina, nistatina, trimetropina e vancomicina) que inibem o crescimento da microbiota normal e favorecem o crescimento das bactérias N. gonorrhoeae e N. meningitidis, o que o torna um meio seletivo e de enriquecimento.