“As técnicas de concentração ou processos de enriquecimento são métodos que conseguem explorar as propriedades físicas dos elementos do parasita, como a sua massa específica e o seu tamanho. Essas técnicas são importantes, porque é necessário separar as partículas que interferem na amostra fecal e tornar a relação sinal-ruído mais favorável ao profissional microscopista”. Os principais processos de enriquecimento têm como característica a suspensão das fezes em soluções, contendo ou não substâncias específicas, para eliminação de detritos.
Fonte: OLIVEIRA, A. M. C. de. Parasitologia clínica. 7. ed. Porto Alegre: SAGAH, 2021.
Considerando o texto apresentado e os seus conhecimentos sobre os processos de enriquecimento, analise as afirmativas a seguir:
I. A sedimentação por centrifugação consiste em suspender as fezes pré-filtradas em éter sulfúrico e filtrar a 1500 rpm por 1 min.
II. Na concentração de ovos por passagem das fezes por tela metálica, o objetivo é identificar e quantificar ovos de helmintos, principalmente de Schistosoma mansoni.
III. Na sedimentação espontânea ocorre a diluição das fezes em água, formando uma solução que, após filtrada, é colocada em um cálice cônico, deixado em repouso por até 24 horas.
IV. A flutuação espontânea consiste na suspensão das fezes em uma solução saturada de açúcar ou NaCl, enchendo o frasco até a borda, colocando sobre essa borda uma lâmina e deixando em repouso por 5 min.