Consequências dos rompimentos das barragens em Mariana e Brumadinho
“Quando rompe-se a barragem, serão toneladas de resíduos que se acumularão sob um manto, uma camada podendo chegar a alguns metros no leito dos rios. Nas áreas menos afetadas (borda do rio) serão alguns centímetros ou dezenas, mas no leito principal podemos falar em 1, 2 metros de sedimentos que serão transportados muito lentamente pelas chuvas. Para cada chuva que assole o rio, serão alguns centímetros que serão transportados cada vez mais longe do ponto inicial do transbordamento e, por isso mesmo, agravando cada vez mais a situação, pois com o passar dos anos as pessoas e animais mais distantes do ponto inicial estarão bebendo e sendo contaminados pelos metais pesados oriundos do transporte das chuvas para regiões mais distantes do ponto inicial de impacto.”
Com relação aos recentes eventos relatados no texto, é correto afirmar:
Alternativas:
a)
Caso a mineradora atue imediatamente para mitigar os efeitos do rompimento da barragem, é possível neutralizar os impactos.
b)
Caso não ocorra o rompimento da barragem, a mineradora não provoca impactos ambientais.
c)
O rompimento das barragens provocou um desastre ambiental e social, mas não econômico.
Alternativa assinalada
d)
A fauna e flora terrestre e aquática sofreram danos reversíveis a médio prazo provocados pelo rompimento das barragens.
e)
O atual modelo de mineração traz ao Brasil crescimento econômico, mas que não contribui para a diminuição da desigualdade.