CONSCIÊNCIA NEGRA SERÁ FERIADO NACIONAL PELA 1ª VEZ NESTE ANO; SAIBA O QUE MUDA
Beatriz Alves da, CNN, São Paulo 06/11/2024
Neste ano, pela primeira vez, o Dia Nacional de Zumbi da Consciência Negra – celebrado anualmente em 20 de novembro – será feriado nacional no Brasil. A lei 14.759/23, que declara a data feriado em todo o Brasil, foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula em setembro de 2023. Originada de um projeto do Senado, a data foi aprovada pelo Congresso Nacional na segunda-feira.
A data rememora a luta dos escravos e a morte de Zumbi, que comandou o Quilombo dos Palmares, e foi morto em 20 de novembro de 1695.
Desde 2003, as escolas são obrigadas a incluir no ensino de história e cultura afro-brasileira na grade curricular. Em 2011, a então presidente Dilma Rousseff oficializou a data como Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.
Até 2023, a data era feriado apenas nos estados Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo, e em cerca de 1.200 cidades através leis municipais, o que representava 29% do território brasileiro. No Distrito Federal, onde a data é considerada ponto facultativo para algumas áreas da administração pública.
A partir de 2024, no dia da Consciência Negra, escolas, bancos, empresas e órgãos públicos fecharão em homenagem aos negros e negras do Brasil.
Zumbi dos Palmares é considerado um dos grandes ícones da resistência negra no Brasil. Ele é reconhecido como criador do Quilombo dos Palmares – um dos maiores redutos de liberdade da Bahia e de Pernambuco.
Em 1695, depois de cerca de 20 anos de luta, o Quilombo foi destruído. Em 20 de novembro de 1695, Zumbi foi capturado e assassinado.
O Dia da Consciência Negra começou a ser celebrado em 1978, após uma mobilização de movimentos sociais e culturais que buscavam valorizar a resistência e a luta do povo negro.