Os principais atributos que a semente deve conter são: alta pureza genética, boa germinação e vigor, pureza física e qualidade sanitária. Quanto à qualidade genética, deve apresentar atributos agronômicos como distinguibilidade das demais cultivares, homogeneidade fenotípica e estabilidade na performance dos caracteres de uma geração para outra. Além desses fatores, é necessário conter atributos que demonstrem ser úteis para o fim a que se destinam, como indústria, alimentação humana e alimentação animal (AMARO et al., 2020).
Fonte: AMARO, H. T. R. et al. Tratamento de sementes com produtos à base de fertilizantes e reguladores de crescimento. Pesquisa Agropecuária Gaúcha, Paracatu, v. 26, n. 1, p. 222-242, ago. 2020. Disponível em: http://revistapag.agricultura.rs.gov.br/ojs/index.php/revistapag/article/view/625. Acesso em: 15 out. 2022.
Com base no fragmento acima, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I. A pureza genética, a integridade física, a ausência de misturas com sementes de plantas invasoras, o potencial fisiológico e a sanidade sobre o desempenho das sementes e das plantas delas originadas dependem exclusivamente do substrato e das condições ambientais.
Porque:
II. A relação entre o uso de sementes de elevada qualidade e a produtividade das culturas está diretamente relacionada a utilização de sementes de qualidade fisiológica superior, que são obtidas através de tratamentos genéticos e de pré-semeadura.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma opção:
a.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
b.
A asserção I é uma proposição falsa e a II verdadeira.
c.
As asserções I e II são proposições falsas.
d.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
e.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II falsa.