Baixe o app do Guru IA

Android e iOS

Foto de perfil

Catiúce

Sociologia25/06/2024

A educação como fator de reprodução social é discutida por t...

A educação como fator de reprodução social é discutida por teóricos que criticam e que não acreditam na educação como instrumento de equidade, já que consistem em reproduzir a estrutura da sociedade imposta.

Baseado no texto acima e nos estudos desta unidade, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

(1) Segundo a teoria da educação como a reprodução social, a instituição escolar é o instrumento mais forte do aparelho ideológico do estado, já que ela tem um poder de inserir ideais da classe dominante aos da classe dominada.

PORQUE

(2) A partir do momento em que as escolas possuem um corpo docente crítico, perpassará aos alunos uma visão crítica e reflexiva da realidade, que possibilita a transformação social.

A respeito dessas duas assertivas, assinale a resposta CORRETA.

Escolha uma opção:

a. As duas assertivas são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.

b. As duas assertivas são falsas.

c. A primeira assertiva é verdadeira, e a segunda é falsa.

d. As duas assertivas são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.

e. A primeira assertiva é falsa, e a segunda é verdadeira.

Questão 2 Ainda não respondida Vale 0,34 ponto(s). Não marcadaMarcar questão Texto da questão A teoria da educação como resistência cultural é crítica, uma vez que mostra as dificuldades da instituição escolar no sistema capitalista, sugere ações de cunho transformador para a sociedade. O pensamento marxista tem apresentado significativas contribuições para a reflexão crítica da relação educação e sociedade. Dessa forma, esta teoria considera alguns princípios fundamentais de análise, como o princípio político.

Nesse sentido, é correto afirmar que o princípio político:

Escolha uma opção:

a. Baseia-se na reprodução do discurso e da sociedade para o contexto escolar, retirando as reflexões e análises críticas.

b. Compreende a discussão e ações da inserção do meio ambiente, como as ciências da natureza do currículo escolar, possibilitando pensamentos sociopolíticos.

c. Fundamenta a interpretação da influência escolar na vida sociocultural dos indivíduos e a relação entre conhecimento e poder.

d. Busca perceber as relações de poder que envolvem o processo de escolarização e ajudam a reproduzir as injustiças sociais.

e. Questiona o alcance da escola como o elemento que promove a mobilidade social e econômica no contexto da sociedade capitalista.

Questão 3 Ainda não respondida Vale 0,34 ponto(s). Não marcadaMarcar questão Texto da questão Conforme a teoria crítico-reprodutivista, a função do professor é vista como um fator que contribui, em maior ou menor grau, para a reprodução das estruturas sociais, pois nesta concepção educacional, educação escolar assume, no mundo capitalista, um papel de reprodutora da sociedade e, portanto, das desigualdades nela presentes.

De acordo com o texto acima e os estudos desta unidade, avalie as asserções a seguir a respeito das teorias crítico-reprodutivistas:

I – Transmitem a ideia de passividade dos sujeitos sociais diante da reprodução da ideologia da classe dominante.

II – Consideram o fator econômico pouco determinante na discussão da relação educação-sociedade no contexto capitalista.

III – Mostram-se contextualizadas historicamente, valorizando concretamente as reais condições das relações humanas.

A alternativa correta é:

Escolha uma opção:

a. I, II e III

b. III, apenas

c. II e III, apenas

d. II, apenas

e. I, apenas

Questão 4 Ainda não respondida Vale 0,34 ponto(s). Não marcadaMarcar questão Texto da questão Apesar da grande contribuição das teorias crítico-reprodutivistas para o exame da relação entre educação e sociedade, elas não mostram como o processo educacional, ao mesmo tempo que reproduz a estrutura social, também é capaz de produzir o novo e a mudança na realidade social mais ampla.

Nesse sentido, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

(1) As teorias crítico-reprodutivistas não captam, em sua formulação, as contradições da realidade social, tornando-se imprecisas face às mudanças sociais.

PORQUE

(2) Revelam pessimismo em relação a educação ao não perceberem possibilidades de ela ajudar na transformação social.

A respeito dessas duas assertivas, assinale a resposta CORRETA.

Escolha uma opção:

a. As duas assertivas são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.

b. As duas assertivas são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.

c. A primeira assertiva é verdadeira, e a segunda é falsa.

d. As duas assertivas são falsas.

e. A primeira assertiva é falsa, e a segunda é verdadeira.

Questão 5 Ainda não respondida Vale 0,34 ponto(s). Não marcadaMarcar questão Texto da questão A educação, como instrumento de resistência cultural, visa que, por mais forte que seja um processo de dominação, nunca deixam de existir possibilidades para a ação dos indivíduos, o que sugere que as escolas precisam ser vistas como espaço de luta entre interesses da classe dominante e da classe dominada.

Considerando as informações apresentadas no texto, avalie as asserções a seguir:

I – A teoria da resistência cultural compreende que o trabalho da instituição escolar deve evitar a influência de fatores políticos e econômicos.

II – O enfoque teórico da resistência cultural luta contra a discriminação sofrida pelas camadas populares em relação à educação.

III – A concepção de educação como fator de resistência cultural apoia-se nos fundamentos da teoria crítica em educação.

É correto o que se afirma em:

Escolha uma opção:

a. I, apenas

b. I, II e III

c. II, apenas

d. III, apenas

e. II e III apenas

Envie suas perguntas pelo App
Google Play
App Store
Equipe Meu Guru

Prefere sua atividade resolvida por um tutor especialista?

  • Receba resolvida até o seu prazo
  • Converse com o tutor pelo chat
  • Garantia de 7 dias contra erros