Linguagens de programação para IA: 3 melhores

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

linguagens de programação para IA

No mundo em que vivemos, a tecnologia está em constante evolução. Um dos campos que mais se desenvolvem desde a década de 50 é a inteligência artificial (IA), que vem mudando o rumo de vários campos da sociedade e está presente em quase tudo que está ao nosso redor. Se você quer fazer parte desta comunidade que ‘ensina computadores a aprender’, deverá dominar ao menos uma das  linguagens de programação para IA.

Para que você consiga iniciar, ou até mesmo aprimorar, seu repertório de conhecimentos em tecnologia, veremos umas das 3 melhores linguagens de programação para você dar o pontapé inicial no mundo da inteligência artificial e aprendizado de máquina.

linguagens de programação para IA: Python

Essa linguagem de programação é a queridinha dos entusiastas e profissionais de inteligência artificial. A sua sintaxe simples e fácil legibilidade a torna uma ferramenta dinâmica tanto para iniciantes quanto para os experientes. Isso porque python é uma linguagem de alto nível, ou seja, é uma linguagem mais próxima da linguagem humana e menos próxima da linguagem binária, que é como os computadores entendem informações e códigos.

A vantagem disso é que, como já dito, se torna uma linguagem fácil de entender e ler. Porém, existe a desvantagem do tempo de execução, que é maior em relação a outras linguagens de programação para IA.

Além disso, a linguagem conta com várias bibliotecas externas que trazem ferramentas poderosíssimas para o ambiente de desenvolvimento.

Bibliotecas como scikit-learn, pandas, numpy e matplotlib são usadas frequentemente para desenvolver algoritmos de aprendizagem de todos os tipos, além de geração de gráficos estatísticos e matemáticos para a análise de dados e acompanhamento dos desempenhos e acurácia dos modelos.

Em posts futuros, iremos falar mais sobre essas e outras bibliotecas. 

Outro fator importante é a versatilidade da linguagem, uma vez que é possível compilar códigos em python em praticamente todos os sistemas operacionais, como Windows, Linux, Mac OS e até mesmo no android. Futuramente veremos como programar em python apenas com um celular android.

linguagens de programação para IA: C++

Essa linguagem é a evolução da linguagem C, ainda muito utilizada nos dias de hoje, contudo, C++ tem suporte a orientação de objetos, característica suportada por todas as linguagem dessa lista e é um diferencial quando se trata de linguagem de programação para inteligência artificial.

Tanto C quanto C++ são conhecidas por serem muito, mas muito rápidas, isso por que essas linguagens são mais próximas da linguagem binária mencionada anteriormente, isso as torna mais rápidas, contudo, têm uma sintaxe mais complexa de ser aprendida que as outras linguagens de programação para IA, como por exemplo python.

Desse modo, os códigos em C++ são mais eficientes em relação ao tempo de execução do que as outras linguagens, isso explica o porquê da maioria das bibliotecas voltadas à inteligência artificial e aprendizagem de máquina são escritas em C++, pois isso garante melhoria na performance dos algoritmos. Essa linguagem é perfeita para a implementação de algoritmos mais complexos com volume de dados maior a ser explorado.

Também, assim como o Python, C++ funciona em quase todos os sistemas operacionais e você não encontrará problemas de compatibilidade. Sendo assim essas linguagens são perfeitas!

linguagens de programação para IA: R

 R é uma linguagem ainda pouco utilizada no Brasil, em relação a outras linguagens de programação. Contudo, a linguagem R está ganhando cada vez mais usuários devido a sua incrível capacidade de lidar com conceitos de estatística e análise de dados de uma forma mais simplificada.

Existem algumas bibliotecas voltadas para IA no R, como por exemplo o ForIA e a MXNet. Essas ferramentas somadas a abordagem estatística do R a tornam uma ótima linguagem promissora para aplicar técnicas de aprendizagem de máquina e inteligência artificial. No Brasil, a quantidade de materiais didáticos sobre R disponível só aumenta a cada dia, ou seja, não há dificuldades com relação ao seu aprendizado.

Conclusão

Listamos apenas 3 linguagens de progamação para IA. Python é a linguagem principal atualmente para aprender e aplicar esses conceitos. Já C++ e a R.

Ainda, existem outras linguagens de programação para inteligência artificial muito utilizadas, como o Java, Swift, Delphin, JavaScript, dentre outras. Contudo, falar sobre a melhor linguagem de programação depende muito do contexto em você irá aplicar. Na minha opinião, se você quiser iniciar os estudos em inteligência artificial, eu recomendaria a linguagem Python, devido aos benefícios mencionados. Contudo se você já é experiente em outras linguagens, certamente vale a pena utilizá-las para ‘ensinar os computadores a aprender’.

Referências

https://www.voitto.com.br/blog/artigo/linguagens-para-inteligencia-artificial-ia

https://iaexpert.academy/2017/04/05/3-linguagens-para-inteligencia-artificial

https://dotlib.com/blog/quatro-aplicacoes-da-inteligencia-artificial-na-sociedade

Outros Artigos

Saiba-mais-sobre-Bioquímica
Bioquímica

Saiba mais sobre Bioquímica

Saiba mais sobre a bioquímica e descubra como o estudo dos processos químicos abrangem um enorme campo de investigação.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

contato@meuguru.com

CNPJ 42.269.770/0001-84

Nos siga nas redes!