Biossegurança é o conjunto de medidas e regras que tem por finalidade diminuir os riscos de acidentes no ambiente de trabalho. Os riscos não são apenas o que pode prejudicar o funcionamento do trabalho, mas também a saúde do trabalhador e o meio ambiente. No ambiente laboral, a biossegurança cuida principalmente das instalações dos equipamentos, postura e disposição de utensílios visem diminuir os acidentes.
Desrespeito a biossegurança
Muitos profissionais da saúde alegam que a biossegurança dificulta a execução de suas tarefas, porém a segurança vem em primeiro lugar. Quando essas regras são violadas, pode levar a transmissão de várias doenças. Portanto, as normas e leis trabalhistas se seguidas à risca, evitam transtornos a saúde pública.
Bom uso da biossegurança
Apesar de muitas recomendações, regras, e normas, é bastante comum notar os profissionais desrespeitando a biossegurança. Desse modo, foram criadas categorias de proteção que visam garantir a máxima segurança para o profissional quanto a população. Não obstante, essas péssimas práticas vêm sendo praticadas desde a época de estudo na graduação pois a maioria dos docentes não dão importância.
Proteções
As proteções, envolvidas na biossegurança, são divididas em: equipamento de proteção individual (EPI) e equipamento de proteção coletiva (EPC).
Proteção individual
Os equipamentos de proteção individual ou para os íntimos, EPI, oriento que o seu uso é exclusivamente individual, intransferível e/ou de uso único. Assim, posso elencar alguns utensílios geralmente empregados na biossegurança.
Jaleco
O jaleco, sem dúvidas o item mais conhecido e usado pelos profissionais da saúde. De fácil manuseio, utilização, modelos, formatos, e bastante encontrados nas casas de comércio. O jaleco ideal deve cobrir todas as partes de fácil contaminação por micro-organismos como punhos e pescoço. Seu uso deve ser individual.
É comum, vermos nas ruas, trabalhadores utilizando jaleco fora do ambiente de trabalho. Esse hábito totalmente errado, facilita a propagação de doenças visto que no jaleco ocorre o acumulo de patógenos nocivos a saúde. Portanto, sempre use o jaleco dentro do ambiente de trabalho.
Luvas
Depois do jaleco, as luvas são os equipamentos mais importantes no manuseio dos produtos laboratoriais. Usualmente, no mercado existem dois tipos de luva, a de procedimento e a cirúrgica. A de procedimento, bastante empregada nos processos rotineiros tanto em laboratório quanto em hospital.
A cirúrgica, usada em procedimentos cirúrgicos, que o ambiente necessite ser estéril.
É rotineiro algumas pessoas apresentarem alergias ao usar as luvas, pois esse fato se deve ao pó lubrificante presente em seu interior.