Bromatologia: Saiba o que é

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

A bromatologia caracterizada como a ciência que estuda os alimentos, sua composição, tipos de alimentos e suas possíveis alterações. Sendo assim, seu conhecimento abrange o entendimento da composição alimentar, calorias, dieta, propriedade físicas, química, toxicológicas e as possíveis fraudes. Portanto, meu caro leitor, através desse post, você saberá mais sobre a bromatologia e retirar algumas de suas dúvidas iniciais.

Responsável pela bromatologia

Acerca do conhecimento da bromatologia, o responsável pela sua qualidade deve ser um profissional altamente qualificado. Desse modo, o profissional por essa área deve ter graduação em química, biomedicina, engenharia de alimentos e gastronomia. Sendo assim, além dessas áreas básicas da saúde e exatas, o responsável deve possuir pós-graduação na área alimentícia. Portanto, o profissional deve ser altamente treinado e capacitado para o desempenho das sua atividades.

Definição de Bromatologia

Deriva do grego: Broma, Bromatos, que significa “alimentos”, “dos alimentos” e Logos significa Ciência.

Portanto, por extensão dos termos BROMATO e LOGOS, pode-se definir a Bromatologia como a ciência que estuda os alimentos.

O que a bromatologia estuda?

Estuda os alimentos, sua composição química, sua ação no organismo, seu valor alimentício e calórico, suas propriedades físicas, químicas, toxicológicas e também adulterantes, contaminantes, fraudes etc.

Química Bromatológica

Estuda a composição química dos alimentos, bem como suas características de aptidão para o consumo.

Generalidades sobre os alimentos na bromatologia

Acerca do conhecimento da bromatologia, alguns tópicos devem ser discutidos, para o melhor entendimento do assunto.

Alimentos

É toda a substância ou mistura de substância, que ingerida pelo homem fornece ao organismo os elementos normais a formação, manutenção e desenvolvimento.

Alimentos simples

São aquelas substâncias que por ação de enzimas dos sucos digestivos são transformadas em metabólitos (açúcares, lipídios, proteínas).

Metabólitos

São os alimentos diretos, ou seja, são substâncias metabolizadas depois de sua absorção (água, sais, monossacarídeos, aminoácidos, ácidos graxos).

Alimentos Compostos

São as substâncias de composição química variada e complexa, de origem animal e vegetal. Portanto, pode ser formada por uma mistura de alimentos simples (leite, carne, frutas, etc).

Alimentos para o consumo

São aqueles que respondendo as exigências das leis vigentes, não contém substancias não autorizadas que constituam adulteração, vendendo-se com a denominação e rótulos legais. Desse modo, também são chamados de alimentos GENUÍNOS. Sendo assim, os alimentos NATURAIS são aqueles alimentos que estão aptos para o consumo, exigindo-se apenas a remoção da parte não comestível (in natura).

Importância da análise na bromatologia

Através da bromatologia, podemos inferir algumas importâncias para área comercial e industrial. Desse modo veremos as principais aplicabilidades da bromatologia.

Indústrias

O controle de qualidade, controle de processos em águas, alimentos, matérias primas, produto acabado, embalagens, vida de prateleira, e etc.

Universidades e institutos de pesquisa

O desenvolvimento de metodologia, controle de processos em pesquisas, prestação de serviços e etc.

Órgãos governamentais

No registro de alimentos, fiscalização na venda e distribuição e etc.

Portanto, gurunauta, se esta afim de conhecer mais sobre a bromatologia, não deixe de acompanhar nosso blog. Pois nessa seção, você verá imagens e assuntos pouco abordados em sala de aula, que vão te auxiliar na sua vida acadêmica. Te espero aqui, mete bronca!!

Outros Artigos

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

contato@meuguru.com

CNPJ 42.269.770/0001-84

Nos siga nas redes!