Como usar flashcards para estudar

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

É uma situação muito frustrante passar horas ou dias estudando uma determinada matéria para, no dia seguinte, ter a sensação de que esqueceu tudo. Isso geralmente ocorre porque a metodologia de estudo escolhida foi passiva e não ativa, prejudicando o aluno na hora de lembrar do que foi estudado depois. Felizmente, existem diversas metodologias ativas que você pode empregar no seu dia a dia, sendo uma delas os flashcards. Descubra tudo neste artigo do MeuGuru sobre como usar flashcards para estudar.

Como ter estudo ativo

Em primeiro lugar, no estudo passivo o aluno só recebe informações (pense em você na sala de aula, acompanhando uma aula expositiva). Já no estudo ativo você começa a traçar elementos de conexão entre aquilo que está sendo estudado. Desse modo, algumas técnicas muito boas de estudo ativo são ensinar a matéria para alguém, realizar exercícios sobre o tema ou testar sua memória por meio de flashcards.

Como estudar com flashcards

Flashcards são cartões nos quais de um lado você pode escrever uma pergunta ou palavra-chave e, do outro, a resposta. Você também pode usar aplicativos como o Anki para escrever seus flashcards. De qualquer modo, se trata de um aprendizado ativo, uma vez que você estará preparando seu próprio material e, simultaneamente, testando a si mesmo sobre algum tema importante do conteúdo estudado.

Entretanto, há alguns erros a serem evitados usando flashcards. São eles: focar só na memorização de conteúdo, e não na construção ativa da compreensão da matéria; fazer cartões complexos demais; usar somente flashcards como método de estudo.

Confira algumas dicas de como usar flashcards:

  • Construa seu próprio material. Por mais que existam muitos baralhos de flashcards disponíveis na internet, recomendamos que você faça o seu, pois isso é parte do aprendizado ativo;
  • Use figuras. O uso de figuras e imagens pode ajudar MUITO a lembrar de algum conceito — por isso a frase “entendeu ou quer que eu desenhe?” é tão famosa. Deixe sua criatividade correr livre;
  • Tente deixar apenas uma pergunta por cartão. Caso contrário, você correrá o risco de fazer um cartão complexo demais e acabar prejudicando a sua aprendizagem. Além disso, transformar um conceito amplo e difícil em pequenos conceitos fáceis de aprender será algo muito mais útil;
  • Fale as perguntas e respostas em voz alta. Isso também ativa outras áreas do cérebro durante o estudo e facilita a conexão de diferentes elementos, bem como a memorização;
  • Use os dois lados do flashcard. Se em um lado está a pergunta e no outro a resposta, tente uma rodada em que você vê as respostas e tenta lembrar qual é a pergunta. Isso é outro nível de aprendizado!

Por fim, é muito importante que você saiba a hora certa de usar flashcards. Abordaremos outras formas de estudo ativo que, por vezes, podem ser melhores do que os flashcards para determinado tipo de estudo. Saber alinhar a matéria com a metodologia adequada sem dúvidas fará de você um bom aluno. Flashcards são bons para estudar nomes, vocabulários, procedimentos, conceitos, etc., entretanto, por vezes um resumo, resolução de questões ou mesmo um mapa mental podem ajudar mais na fixação de conteúdo.

Outros Artigos

Saiba-mais-sobre-Bioquímica
Bioquímica

Saiba mais sobre Bioquímica

Saiba mais sobre a bioquímica e descubra como o estudo dos processos químicos abrangem um enorme campo de investigação.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

contato@meuguru.com

CNPJ 42.269.770/0001-84

Nos siga nas redes!